
Inspirada na Lei Cidade Limpa, sancionada em São Paulo em 2007, este decreto (versão carioca da lei do Kassab) proibirá anúncios em outdoors, marquises e no alto dos edifícios com a criação da Zona de Preservação Paisagística e Ambiental (ZPPA). A medida, que não deverá interferir nos anúncios da prefeitura, também abordará os letreiros de lojas, bares, restaurantes, bancos e shoppings, que passarão a ter tamanhos de um e meio, quatro ou dez metros quadrados, variando de acordo com a largura da fachada do imóvel.
Apesar do suposto rigor, a nova lei carioca é mais branda do que a paulistana e não inclui toda a área da cidade, nem os anúncios veiculados em ônibus e táxis. — "A legislação que rege a propaganda no Rio é uma colcha de retalhos, um verdadeiro sururu (como quase todas as outras). Ninguém entende. Assim como o Cidade Limpa de São Paulo, o Rio Limpo é radical e simples. Todo mundo vai poder fiscalizar", afirmou Paes. E vocês, o que acharam dessa nova medida?