sexta-feira, 7 de setembro de 2012

news

Skatalites chegam para tocar fogo no Circo

Em 1962, quando a antiga colônia britânica e província da Federação das Índias Ocidentais se tornou Jamaica, um grupo de jovens da chamada “primeira geração” se reunia para dar início a um estilo musical que mudaria o mundo a partir dessa pequena ilha caribenha, então reconhecida somente por seu açúcar mascavo. O ritmo criado foi o ska, vindo do Jamaican Boogie (um R&B local), e a banda Skatalites, uma verdadeira fundação que abrigou inúmeros gênios de diferentes gerações ao longo de sua trajetória. Quase meio século depois, em sua quinta visita ao Brasil, a lendária banda volta ao Rio de Janeiro para matar a saudade do público carioca com mais uma memorável apresentação. Ao menos, para quem aparecer neste sábado (08/09) no Circo Voador, que ainda receberá a Abayomy Afrobeat Orquestra.

A importância do ritmo criado pelo Skatalites foi tanta que, além ajudar a fixar a identidade cultural e colocar a Jamaica no mapa ("Man in the Street" no top ten britânico em 1964), ainda serviu como base para todos os outros gêneros posteriores, caso do famoso roots reggae, do rocksteady, do dub, do ragga e todos os demais. Com o saxofonista Lester Sterling e a cantora Doreen Schaffer representando os tempos de Alpha Boys, instituição católica onde a banda começou, os Skatalites chegam para fazer o Circo pegar fogo com suas clássicas pedradas, caso de “Latin Goes Ska”, “Eastern Standart Time” e “Phoenix City”, entre outras.  

Já a banda Abayomy Afrobeat Orquestra, criada especialmente para a primeira edição do Fela Day – evento internacional que celebra o nascimento do músico nigeriano Fela Kuti, criador do Afrobeat -, reúne 13 integrantes para apresentar um repertório cheio de clássicos do gênero genuinamente africano, que, neste caso, também é marcado pelas referencias brasileiras e, é claro, pela essência carioca. Nos intervalos, a discotecagem fica por conta da festa Xacará Xirê. É tomar o chá e se mandar para lá!

Circo Voador - Arcos da Lapa, s/n. Lapa.
Ingressos:
R$ 120 (inteira)
R$ 60 (meia/ ou 1 kg de alimento)
Abertura: 22h

Acompanhe nossa página no Facebook e Twitter