Exposição exalta relevância da mulher na arte

Durante toda história da arte e, mais
especifico, no século 19, as artistas mulheres causavam um enorme desconforto
ao trocar a esfera privada pela pública, seja pela quebra dos padrões vigentes,
pela ameaça da concorrência diferenciada ou por puro machismo. O célebre
Auguste Renoir, por exemplo, ganhou fama com impecáveis retratos de mulheres e
meninas de bochechas rosadas, mas, por outro lado, era criteriosamente contra a
presença feminina no mundo da arte. “A mulher artista é ridícula, mas sou a
favor das cantoras e das dançarinas”, dizia o pintor francês, uma afirmação que
não deixou de se legitimar com o passar dos anos, porém, não nesta exposição.
Isso porque, a mostra em cartaz no CCBB, que conta curadoria assinada pelas
francesas Emma Lavigne e Cécile Debray, além da produção da brasileira Ana
Helena Curti, segue o caminho oposto. Aliás, em 2010, quando foi inaugurada em
Paris, a mostra chegou a ser acompanhada debates e palestras sobre o tema.
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La Chambre Bleue (O Quarto Azul, 1923), de Suzanne Valadon, subverteu a forma como a mulher era representada.
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Mesmo sem levantar esse merecido debate,
as obras reunidas na “Elles”, datadas de 1907 a 2010, falam por si só, tendo em
vista que a maioria delas não se desprende deste contexto. Desta forma, a
exposição em questão reúne obras de criadoras pioneiras, como Frida Kahlo (“The
Frame” 1938, na foto) e Louise Bourgeois, e contemporâneas, como Valie Export,
Nan Goldin e Sophie Calle, além de brasileiras como Lygia Pape, Anna Maria Maiolino
e Anna Bella Geiger. Um dos trabalhos mais famosos do Guerrilla Girl, grupo
anônimo de artistas que usavam máscaras de gorila para provar a conduta
misógina dos museus na França e EUA, os quais insistiam em privilegiar obras de
artistas masculinos, também poderá ser conferido na mostra através de um cartaz
de 1989, A Grande Odalisca, do pintor Jean-Auguste Dominique Ingres. Neste, o
grupo troca a cabeça usada pelo de uma macaca e, inclusive, insere uma
inscrição abaixo da colagem: “As mulheres precisam estar nuas para entrar no
Metropolitan Museum? Menos de 5% dos artistas nas seções de arte moderna são
mulheres, mas 85% dos nus são femininos”.
Elles: Mulheres Artistas na Coleção do Centro Geoges
Pompidou
CCBB RJ – Rua 1º de Março, 66. Centro.
Até 14/07. De Terça a Dom., das 9h às 21h. Grátis.
CCBB RJ – Rua 1º de Março, 66. Centro.
Até 14/07. De Terça a Dom., das 9h às 21h. Grátis.
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