sexta-feira, 2 de setembro de 2011

#2

NEPS: um ateliê na comunidade

Elaborado pela artista Giseli Duarte, o novo espaço abre suas portas para a inclusão artística no morro do Vidigal.  

Mais relevante que buscar definições para arte é aceitar que cada vez mais seu conceito se distância do “clássico” para circular nas ruas e no cotidiano de pessoas que nunca tiveram oportunidade de visitar um museu (cerca de 90% de nossa população). A partir daí, o conceito do que é arte encontra novos significados e, por conseqüência, rótulos (urbana, contemporânea, engajada e etc.). Mas, o fato é que esses conceitos nunca foram tão democráticos e acessíveis como agora. Em outras palavras, para desespero dos mais conservadores e alegria dos demais, a arte está se popularizando (ao encontro do povo). Aliás, esse é um ótimo tema para celebrar o primeiro post#1.


Sem ter pretensão de exemplificar a relação existente entre arte e inclusão, mas aparecendo como um ótimo exemplo, um novo “espaço artístico” do Rio de Janeiro, localizado no Vidigal, ganha nossa atenção por trabalhar de maneira simples esses dois conceitos. “Não importa se é ‘arte de rua’ ou uma clássica tela de museu... a arte tem que ter τέχνη  (a arte na sua essência), ressalta a artista e proprietária Giseli Duarte, uma paulistana (SP), nascida em Criciúma (SC), que acaba de chegar ao Rio de Janeiro para concretizar seu grande sonho: a criação do “filho” ateliê NEPS.

“Acho que a arte está em todo lugar, inclusive no Vidigal... O que eu quero é abrir um espaço onde a arte possa ser vista e também aprendida... É para isso que a NEPS chega ao Rio”.

Além de amparar o trabalho de novos artistas, o ateliê NEPS traz como foco outra importante missão: levar expressões artísticas para o dia-a-dia de uma área extremamente carente, principalmente de opções culturais, e que ainda sofre com a falta de estrutura social e a violência. “É a realização de um sonho, realmente. É um espaço que não será restrito somente ao meu trabalho, mas para aqueles que possuem o mesmo ideal. Um espaço para compartilhar minha técnica e também para receber quem queira ensinar. Teremos oficinas de fotografia, vídeos e até culinária... A casa está aberta”, brinca Giseli.



Por falar nisso, na noite de abertura (última segunda-feira, 29/08), o ateliê NEPS já apresentava um pouco do muito de sua proposta, ou melhor, de sua essência. No alto da comunidade, o clima era de portas abertas, crianças cheias de fome (curiosidade) e, o principal, pessoas dispostas a acreditar nisso tudo. A inauguração ainda contou com uma exposição da artista Mariana Mats, que trouxe na mala algumas de suas “estilosas” telas - verdadeiros recortes de seus grafites na capital paulista. Para quem quiser conferir, os quadros ficarão expostos durante o mês de setembro no Z.Bra Hostel, no Leblon.


Dentro de seu universo criativo, Giseli Duarte, que carrega uma influência direta de sua dedicação a alta costura em seu trabalho (apesar de não se orgulhar da formação na Faculdade Santa Marcelina), divide sua produção em três áreas: Toy Art, Casa e Você. “O conceito da marca é bem simples. Tudo é único! Mesmo quando faço criação de "séries" tudo tem aquela carinha de feito à mão, afina cada peça é feita individualmente, inclusive no vestuário... Não trabalho com padrão de medidas convencionais. As peças são criadas para cada tipo de corpo...”, completa a artista.


No ateliê NEPS, sigla que também pode ser considerada uma marca exclusiva, encontra-se o diverso, desde os bonecos da coleção “Os cabeça d’ovo” e luminárias, de tecido, em forma de gatinhos até roupas e acessórios. Porém, tudo que é criado apresenta uma preocupação com o conceito de reutilização. Ou seja, o objetivo comum é reinventar, reciclar e reaproveitar. Usar o conceito artístico para  (re)criar novos significados e buscar novas funções para o inútil das coisas.  

Depois de sair de Criciúma (SC) com somente sua mala e seus sonhos, rodar São Paulo para conhecer o mundo, Giseli Duarte chega ao Rio de Janeiro para cultuar uma nova rotina de vida. Agora, como “fazendeira”, ela acorda cedo para celebrar a vida na cidade maravilhosa. “Nossa, de verdade, eu estou radiante! Estou feliz de conseguir montar o ateliê e mais ainda por que mesmo antes da abertura eu já fui muito bem recebida! É só a porta ficar aberta... as pessoas passam, perguntam e entram. Eles querem saber... é muito bom tudo isso!”, finaliza.



Atelier Neps 
R. Presidente João Goulart 27. Vidigal (Próximo ao ponto de encontro)
arte.neps@gmail.com 



Z.BRA Hostel  
Av: General San Martin, 1212. Leblon 
Tel:(21) 3596-2386
http://www.zbrahostel.com/