quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

news

Free Beats: um sound system no Leme

Após algumas comentadas edições na terra da garoa, a festa chega ao Rio seguindo a mesma receita: som democrático e libertador. Neste sábado (14), de graça, no início da praia do Leme.

Criado nos guetos Kingston ainda nos anos 50, época em que o mítico Hedley Jones construia suas caixas de som em guarda-roupas - as chamadas "House of Joy" (Casa da Alegria) -, o sound system jamaicano foi responsável por uma das maiores revoluções no universo musical, já que, além de dar suporte para diversas criações rítmicas, do ska à música eletrônica, também serviu de influência para o surgimento do Dj (selecta), do Mc e, inclusive, do baile funk carioca (do P.U). Seguindo o fluxo imigratório da ilha caribenha ao Reino Unido, passando pelas ruas de Nova York, o sistema que ecoava em Trenchtown ganhou o mundo fiel a sua essência: um som democrático e libertador, principais pontos defendidos pela Free Beats, festa que, após algumas comentadas edições na capital paulista, chega ao Rio para pegar um ‘bronze’ e fazer a alegria dos cariocas. O agito, que contará com Nepal, Pachu, Mission Sabotage, Wobble Dj´s, Tomash e Easy Tuff (da Fayah) nas pick-ups, ocorre neste sábado no último quiosque da praia do Leme. É só chegar, mas preparado.

Edição realizada no Beco do Grafitti. Foto: Divulgação.

Regida pelos residentes Mauro Farina, diretor artístico do antigo Paradise After Hours, e Caio Fazolin, artista multimídia que também integra o projeto Mission Sabotage, A Free Beats (também idealizada pela produtora Rizza Bomfim, do mesmo Paradise) nasceu com a proposta de explorar diversas sonoridades e (re)ocupar espaços públicos, neste caso, para reativar alguns esquecidos pólos culturais da paulicéia. Agora, imagina você curtir uma festa de graça em pleno Beco do Grafitti ou no Minhocão - nomes que podem soar bem estranhos aos cariocas, mas que servem de referência para qualquer bom paulistano -, e ouvir desde clássicos do samba rock até novidades do dubstep e bass music, além de detroit techno e outras vertentes eletrônicas. Pois bem, essa é a receita (se marcar, dá até na Ana Maria). Só que no caso dessa edição praiera, a primeira fora da “babilônia”, a areia entra no lugar do concreto e o Pão de Açúcar tapa a visão do imenso mar de prédio. Chato não? Não. Chato é não aproveitar as maravilhas da cidade e, por marcar bobeira, ficar de fora dessa. Trata-se de um final de tarde para animar qualquer noite. Free Beats, Rio!   

Confira o teaser da festa: http://vimeo.com/71577934 

Free Beats (RIO)
Sábado (14/12). A partir das 14h.
Quiosque Pizza in Cone, Posto 1. Leme

Acompanhe nossa página no Facebook