quinta-feira, 14 de junho de 2012

news

Moraes revive “Acabou Chorare” no Circo


Em 1972, morando em uma casa de quatro cômodos no Rio de Janeiro, os Novos Baianos - grupo então formado por  Dadi, Luiz Galvão, Paulinho Boca de Cantor, Moraes Moreira, Pepeu Gomes e Baby “Consuelo” do Brasil (a única “não baiana” do grupo) -, compartilhavam o nascimento de “Acabou Chorare”, o melhor álbum da história da música brasileira segundo a revista Rolling Stone. Celebrando 40 anos deste precioso lançamento, Moraes Moreira, ao lado do filho Davi, sobe ao palco do Circo Voador nesta sexta-feira (15) para resgatar as memoráveis faixas deste marco. O show, que já passou pelo Instituto Moreira Salles, Studio RJ e outras cidades, será antecedido pela exibição do filme “Filhos de João – Admirável Mundo Novo Baiano”, de Henrique Dantas.

De “Brasil Pandeiro”, de Assis Valente, até a faixa bônus de “Preta Pretinha”, o disco traz nove músicas que exaltam toda originalidade sonora do grupo, um misto único de rock psicodélico e gêneros genuinamente brasileiros – uma sugestão dada por ninguém menos que João Gilberto. Com “Tinindo Trincando”, “Swing de Campo Grande”, “Mistério do Planeta”, “Besta é Tu”, “A Menina Dança”, “Um Bilhete Pra Didi” e “Acabou Chorare”, faixa que intitula o álbum, o show promete ser inesquecível para aqueles que já se acabaram ao som desses clássicos.

Além das faixas do segundo e mais consistente álbum dos Novos Baianos, a homenagem aos 40 anos de “Acabou Chorare” no Circo ainda será marcada por possíveis participações especiais (Pepeu, por exemplo) e pelas histórias que Moraes deverá contar ao público, como detalhes sobre a elaboração do álbum, a convivência com os demais integrantes no sítio em Jacarepaguá e muitos outros causos. Como se não bastasse, a noite ainda contará com a apresentação do grupo Fino Coletivo e a festa Tupiniquim.





Circo Voador – Rua dos Arcos, s/n. Lapa.  (21) 2233 0354
A partir das 22h. (filme começa a ser exibido 22h15).
Preços:  R$ 30 (meia/1 kilo de alimento). R$ 60 inteira.

news

Drive-In Rio leva arte em carros de sucata

Performances que misturam efeitos audiovisuais e artes cênicas, design, video mapping, 20 projetores, 16 carros e inúmeros artistas, o que poderia parecer uma pirotécnica blitz da Lei Seca, na verdade, são os elementos que moldam o Drive-In Rio, evento que segue em cartaz até o dia 22 de junho no Armazém da Utopia, no Cais do Porto. As atividades começam logo após as sessões da “Havana Café”, das 21h30 à meia-noite, e possui entrada gratuita (assim com a peça, que começa às 19h, outra ótima sugestão).

Um dos destaques do programa Cultura e Sustentabilidade, do Ministério da Cultura, durante a Rio+20, o Drive-In Rio é uma iniciativa do Wunderkammer Latin America, um coletivo formado por Lucas Margutti (BR), Luke Cooper (UK) e Samuel Moore (AU). O trio é reconhecido por criar performances fora dos espaços tradicionais, aliando, sempre que possível, a revitalização de algum local abandonado ou pouco explorado pela cidade. A primeira edição do Drive-in, por exemplo, aconteceu num galpão da cervejaria Carlsberg, em 2010, em Copenhage.

Reunindo 16 carros, sendo 14 no interior do armazém e dois do lado de fora, as instalações e performances do Drive-In Rio são realizadas dentro, em cima e ao lado das sucatas dos automóveis, as mesmas que ganharam nova vida ao serem adaptadas como plataforma para diversas manifestações artísticas, como projeções, performances de teatro, poesia e música. Como o Drive-in Rio integra o calendário de eventos da Rio+20, todos os artistas envolvidos no evento partem do principio de provocar o público com temas ligados à sustentabilidade. No geral, a ideia é usar esses “transformers” como elemento de conscientização através da arte.

Entre os artistas convidados para as intervenções estão Bayard Tonelli (ex-Dzi Croquettes) com seu menu de poesias; o quarteto Luca de Castro, Cláudia Borioni, Carol Castro e Bel Sangiardi numa inusitada esquete teatral; Maria Carolina Telles e Jorge Espírito Santo, que abordam a opressão masculina, e a atriz Kátia Moraes, por sua vez, recebe convidados em seu Comedy Car, caso da amiga Cláudia Rodrigues, que se apresentará nos dias 20 e 21. Confira a programação completa do Drive-In Rio.

ARMAZÉM DA UTOPIA
Armazém 6: Av. Rodrigues Alves, s/n – Centro. 2516-4893
Até 22 de junho, às 21h30. Entrada gratuita.