segunda-feira, 4 de junho de 2012

#40

“Rio+20 e Você”: fará parte?
Com objetivo de convocar "cidadãos do mundo" e entidades para um abrangente debate sobre o futuro do planeta, o evento do Instituto Humanitare ocorre até o dia 23/06 no apropriado Planetário. Vamos!
Em paralelo às atividades da Conferência das Nações para o Desenvolvimento Sustentável Rio+20, da Humanidade 2012 e da Cúpula dos Povos, que serão sediadas neste mês no Rio de Janeiro - no Rio Centro,  no Forte de Copacabana e no Aterro do Flamengo, respectivamente -, a agenda Rio+20 e Você apresentará uma série de eventos para buscar um maior envolvimento da sociedade nas discussões relacionadas à preservação do meio-ambiente e ao futuro do planeta. Através de cúpulas, exposições, simpósios, filmes, espetáculos, shows e oficinas, o evento, que foi inaugurado nesta segunda-feira, apresentará suas atividades até o dia 23/06 no Planetário da Gávea. A entrada é franca, e sua presença fundamental para a construção de uma nova sociedade. E você, está por dentro?



Vinte anos depois da pioneira conferência Rio 92, que, apesar de ter sido emblemática, não apresentou tantos resultados na prática, a Rio+20 volta a reunir os Chefes de Estados para buscar novas soluções e avanços em diversos temas ainda controversos, como emissão de gases poluentes, redução da fome e da pobreza e consumo consciente, entre outros. Diferente do encontro principal, que acaba ficando restrito às burocráticas decisões dos governantes e aos apelos dos ativistas (do lado de fora), a Rio+20 e Você, como o nome já adianta, chega com a proposta de conscientizar e aproximar os cidadãos e instituições de inúmeros tópicos que estão em debate. Enquanto os acordos e os possíveis tratados se mostram distantes e incertos, as atrações do evento se encarregam de trazer novas reflexões aos interessados em uma mudança.  



“Falar de Nações Unidas é falar paixão e de compaixão. O preâmbulo da carta fala que a ONU nasceu para fazer a paz, melhorias das condições de vida e preservar o planeta. Inspirados nesse preâmbulo, incentivado pelas Nações Unidas, criamos a Humanitare com o espírito de servir à ONU, não mais do que isso. E o fazemos por meio de programas, projetos, eventos integrados à agenda e ao calendário geral do Centro de Informação da ONU”, afirma Sheila Pimentel, a incansável presidente do instituto responsável pelo evento inaugurado nesta segunda. Aliás, a cerimônia de abertura, que contou com a presença do astronauta Marcos Pontes, do representante indígena Marcos Terena (Pantanal MS) e da ministra do Meio Ambiente, Elizabella Teixeira, já pôde sintetizar um pouco da diversidade dos assuntos que estão sendo propostos. Um dos mais respeitados biólogo e ambientalista a nível mundial, o Dr. Paulo Nogueira Neto, de 90 anos, também fez questão de marcar presença para receber uma homenagem especial.  



Entre as atividades do Rio+20 e Você, evento correalizado pela Fundação Planetário do Rio de Janeiro, presidida por Celso Cunha -, algumas atrações se mostram imperdíveis e outras também, como a Arena Pensando Carreiras Verdes (um encontro de blogueiros), a Cúpula Mundial de Green Jobs, a Cúpula Mundial de Economia Criativa e Turismo Verde e a Cúpula Mundial de Cidadania e Voluntariado, além da parceria com o Festival Fora do Eixo, que trará atrações musicais e cênicas. A programação do evento se mostra bem completa e abrangente, mas o que se destaca mesmo é o sentimento em comum dos envolvidos em construir um mundo melhor. “Um mundo do amanhã. Não só esse mundo que agente enxerga hoje que tem resultados e conseqüências daqui a duas horas, mas o mundo dos nossos filhos, o mundo que vai continuar caminhando e levando adiante o que estamos plantando (...) O mundo está em nossas mãos”, como ressalta Sheila.

Confira a programação completa aqui e visite o site para se inscrever nos eventos! 

Serviço:
Fundação Planetário-R. V-gov. Rubens Berardo, 100 - Gávea
http://www.facebook.com/Rio20eVoce

Curta nossa página no Facebook ou siga-nos no Twitter