terça-feira, 31 de julho de 2012

news


Bip-Bip leva roda de samba à Gamboa

Dentro da série “Eduardo Gallotti convida”, que ocorre todas as quartas-feiras, no Trapiche Gamboa, os sambistas de uma das rodas mais tradicionais do Rio de Janeiro - a do Bip-Bip (foto), bar fundado no dia do AI-5 (13/12/1968) -, chegam para dividir a mesa com o famoso “kit samba” (apelido de Gallotti nos anos 80, quando o mesmo rodava a cidade na companhia de seus instrumentos). Aos adoradores do bom samba, trata-se de duas excelentes opções, já que o seu “Alfredinho”, o amável proprietário do reduto dos últimos dos boêmios, estará no Bip nesta quarta (01) para receber a geral e, como de costume, mandar um belo esporro.

Fundador da roda do Sobrenatural, em Santa Teresa, a do Candongueiro, em Niterói, e do Empório 100, uma das primeiras da Rua do Lavradio, o músico e compositor Eduardo Gallotti, que também aparece com grande relevância no ressurgimento musical da Lapa, é um dos que se preocupam em manter viva a tradição dos músicos em torno da mesa, formação de bagunça cada vez mais escassa. Aliás, essa suposta preocupação acaba sendo comprovada com convite feito à turma do Bip, que, por sua vez, continua fazendo sua parte na mágica garagem da rua Almirante Gonçalves, em Copacabana.

Diferente dos distantes e ensaiados shows de palco, as rodas de sambas são mais democráticas e abertas ao improviso, e os músicos, que não costumam cobrar cachês nestas ocasiões e tocam pelo prazer de tocar, possuem liberdade suficiente para variar o repertório, emendar músicas e, o melhor, cantar ao lado da moçada. A do Bip-Bip e a do Eduardo Gallotti, no Trapiche Gamboa, seguem essa mesma essência, a essência do genuíno samba carioca. É só chegar, que as casas estarão abertas...

Antes de partir, confira um esporro do Alfredinho.rs!


Trapiche Gamboa
Rua: Sacadura Cabral, 155. Praça Mauá.

Bip-Bip (21)2267-9696
Rua: Almirante Gonçalves, 50. Copacabana.

Acompanhe nossa página no Twitter e Facebook.