terça-feira, 24 de abril de 2012

news

Mostra fotográfica leva Rio+20 à praça

Com intenção de chamar a sociedade para um amplo debate sobre meio-ambiente, a Rio+20, conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável e economia verde, apresentará aos cariocas uma série de eventos e atrações antes mesmo de sua realização – de 13 a 22 de junho. Nesta semana, por exemplo, uma exposição fotográfica promete chamar atenção do público e, acima de tudo (literalmente), alertar sobre a importância do tema com fotos em grandes dimensões.

Trata-se da “A Terra Vista do Céu”, que, como o título já adianta, apresenta 130 fotos de paisagens naturais obtidas de um ângulo pouco comum: de um helicóptero. Depois de passar por 110 países, a exposição ocupará a Praça Floriano, na Cinelândia, onde poderá ser vista todos os dias e, inclusive, de noite. Em paralelo à mostra, que vai desta sexta até o dia 24 de junho, o Centro Cultural Justiça Federal exibirá sessões gratuitas do filme “Home – Nosso Planeta, Nossa Casa”, de Arthus-Bertrand, autor das fotos da exposição.

O francês Yann Arthus-Bertrand, que tomou gosto pelas fotos aéreas a partir de um pequeno biscate como piloto de balão, é responsável por impactantes imagens de plantações, desertos, ilhas e vulcões e também um reconhecido ativista ambiental. Presidente da fundação Good Planet, Arthus-Bertrand também esteve presente na Rio 92 e, logo após sua visita ao Rio, iniciou uma viagem de oito anos ao redor do mundo, a mesma que deu origem ao seu emblemático livro “La Terra Vue du Ciel”, lançado em 2000, e à mostra. Nesta quinta (26), às 12h, ele marcará presença em um encontro com fotógrafos cariocas no cine Odeon.

Acompanhe nossa página no Facebook ou no Twitter