quarta-feira, 27 de junho de 2012

#43

Nugrooves: enfim, a festa chega ao Rio
 
Após nove anos de pista cheia na acirrada noite paulistana, a festa idealizada pelo DJ e produtor Trotter chega ao Rio de Janeiro com sua levada “nu” jazz, funk e muito mais. Nugrooves total!!!

Apostando em uma cremosa “linha de baixo, metal e drum”, a festa Nugrooves, iniciada há nove anos na acirrada noite paulistana pelo DJ e produtor Rodrigo Ribeiro Ulson a.k.a Trotter, chega ao Rio de Janeiro para apresentar aos cariocas sua original e dançante levada “Nu”; nujazz, nudisco, nufunk e downtempo amigo, que é som gordo e sem barulho. “Fazendo questão de mostrar de onde viemos” - em relação ao som, é claro -, a primeira edição da Nugrooves Rio acontece nesta sexta-feira (29), na Fosfobox, destacando os DJs David Tabalipa, Joca-San (Vidal), Bernardo Campos, Diogo Reis e o convidado anfitrião Trotter, que sempre traz uma desconcertante releitura de algum hino da disco ou da funk music. “Meu foco nunca foi seguir moda, sempre fiz o que eu gosto e o que meu coração me diz . Se você tem que fazer algo, faça-o de verdade”, aponta o DJ. 


Referência no assunto e dono da Royal Soul Records, primeira gravadora brasileira dedicada ao nujazz, nufunk e downbeat, Rodrigo Ribeiro Ulson (o “Soneca” de outrora) iniciou a festa no saudoso Idch do Paraiso, aquele que tinha um gato na recepção e tinha que entrar sem os tênis. “Aquela casa era fantástica e bastante gente passou por lá. Foi uma época fantástica e de transformação. Conheço vários núcleos de festas que surgiram a partir de lá. A Nugrooves no Idch do Paraiso foi uma das melhores noites que já fiz, com certeza. Foi muito inspiradora e serviu de base para vários movimentos aqui em São Paulo e vital para a propagação do nufunk no Brasil”, completa Ulson. Depois de quatro anos à frente do projeto, o DJ e produtor já tinha base suficiente para abrir a gravadora, como afirma: “Fazia parte do casting da Timewarp Music (Grécia) e sempre recebi muitas promos de artistas nacionais. O mercado era muito bacana e depois de anos de festivais, conhecendo DJ´s e produtores, resolvi juntar tudo isso em uma única coisa: a Royal Soul Records, um coletivo de produtores e DJ´s de várias partes do Brasil e do planeta”. 


“A festa mantém o pé no ‘old-school’, respeitando o tradicional. Esse é o segredo, a união entre o velho e o novo. Tem muita gente que não faz ideia das musicas fantásticas que rolavam nos anos 50, 60, 70 e 80. Pegamos tudo isso, misturamos e mandamos para o dance-floor”, afirma Trotter sobre a sonoridade da Nugrooves Rio, que, por sua vez, chega ao Rio através de uma parderia com a festa Black Friday, produzida por Joca Vidal, David Tabalipa e Tamenpi entre 2007 e 2011, no Clandestino. Agora, a partir deste “marco” - como descreveu Ulson -, essa trinca carioca passará a assumir uma nova missão. “
O desafio é implementar essa cultura nujazz/nufunk aqui no Rio e fazer um evento dedicado ao estilo bimestralmente. Não será fácil, mas estamos querendo fazer algo inovador”, revela Joca Vidal, que volta  a se dedicar à noite após um tempo de respiro.



“O mercado de festas aqui no Rio é muito difícil. Eu, particularmente, já estava 'aposentado' de fazer produção e ser promoter de festa. Cansei um pouco disso, mas agora voltei "me dando" mais uma oportunidade. Quem sabe não dá certo e volto a fazer festas regularmente? Mas, com o nome "Black Friday", só se for uma edição especial”, afirma Joca, enquanto o produtor paulistano avisa que, além da compilação que será lançada na primeira edição da Nugrooves Rio, a Royal Soul trabalha n
o EP do produtor francês Morlack!; no EP de estreia do polonês Niko; no novo EP do Zel, com remix do alemão Jayl Funk, e também em seu novo EP (haja fôlego). Intitulado “Trotter – Wappin”, essa nova produção conta com remixes de Basement Freaks, Morlake e Cupcake Project . Detalhe: está tudo no soundcloud da gravadora. ‘Nugrooves’, o não?

Acompanhe nossa página no Facebook e no Twitter

Fosfobox
R: Siqueira Campos, 143. Loja 22A Copacabana
Ingressos: De R$ 20 a R$ 40
Email: fosfobox@fosfobox.com.br