terça-feira, 22 de maio de 2012

news

Videoinstalações em foco no Oi, Bang!


Pioneira na arte da investigação da fotografia e no uso associado à videoinstalação, a artista Ana Vitória Mussi, que desde o final da década de 70 já trabalhava com a diversidade e a superposição de técnicas, assina a autoria da exposição “Bang”, que entrou na grade de programação do Oi Futuro Flamengo nesta terça-feira (22/05). Fruto de uma investigação sobre modos de exposição e visibilidade da guerra, do homem em situações limites, “Bang” (como um tiro nos quadrinhos) fica aberta ao público até o dia 15 de junho.


Nesta exposição, Ana Vitória Mussi - que conviveu com artistas que iniciaram a videoarte no país, caso de Anna Bella Geiger, Letícia Parente, Sonia Andrade, Ivens Machado, Paulo Herkenhoff, Fernando Cocchiarale e Miriam Danowsky -,  trabalha dois elementos que sempre pautaram sua obra: a condição da imagem no mundo contemporâneo e nossa submissão aos seus encantos. Nas paredes da galeria, simultaneamente, a artista exibe um vídeo com cenas de filmes de guerras ficcionais e fotos de situações reais de guerrilha urbana em favelas do Rio.

Paralelamente à exposição, que possui curadoria de Marisa Flórido, será lançado um livro inédito sobre a obra da artista. Além de esmiuçar o universo criativo de Ana Vitória Mussi, este livro aparece como uma ótima dica de leitura para quem deseja compreender um pouco mais sobre as artes visuais contemporâneas produzidas nas últimas quatro décadas no Brasil.

No mesmo Oi Futuro Flamengo, mas no nível 2, ocorre a exposição do americano Bill Lundberg, outro pioneiro no campo das instalações de filme/vídeo. Com curadoria assinada por Alberto Saraiva e Ivair Renaldim, esta mostra, assim como a “Bang”, também é marcada pelo lançamento de um livro. Neste caso, o lançamento bilíngue exalta a vida e obra de Lundberg, reconhecido por abordar questões da condição humana em suas criações.

Oi Futuro Flamengo
R: Dois de Dezembro, 63. 3131 3060
De terça a domingo, das 11h às 20h. Livre.

Siga-nos no Facebook e Twitter