sábado, 18 de maio de 2013

#77

Trincheira Cultural: arte em movimento

Com um especial show de Mc Ramonzim e convidados, além de muitas outras atrações, a festa realiza sua primeira edição neste domingo (19/05) como quem chega para fazer... diferente!!!

Com intenção de dar espaço aos artistas que não têm oportunidade ou o devido reconhecimento por causa “da imposição de um mercado que se volta apenas para o lucro”, a Trincheira Cultural - mais que uma festa, um movimento aberto a novas ideias e cabeças - entra em cena para fazer frente ao chamado mais do mesmo e firmar uma nova bandeira de estudo e garimpo na cena carioca. Embora não seja algo único ou que nunca tenha sido pensado antes, essa foi a ideia lançada por Bruno Sued, Eduardo Veras, Thomas e Karen Campbell, a qual, em busca de originalidade e essência através das artes, tomou forma, ganhou vida e deixou de ficar apenas no “vamos fazer (um dia)”. Assim, após um bom trabalho de força-tarefa, a trincheira foi cavada em conjunto, e o sonho saiu do imaginário. Agora, em sua primeira edição, marcada para este domingo (19/05), a festa toma o antigo Café Del Mar (Av. Atlântica, 1910) apresentando um show especial do MC Ramonzim, com direito a participação dos rappers e parceiros Shawlin e Shadow, além de Nina Black, Marquinho O Sócio (Banda Black Rio) e Karla da Silva, ambos participantes do programa The Voice Brasil. Para completar o cardápio da estréia, que acontece das 17h à 0h, o agito ainda terá curadoria sonora de Raoni Mouchoque (da Rádio Legalize), exposição do fotógrafo Rafael Mathias, lançamento de coleção da grife Convoy Clothing Company e um live paint do grafiteiro Bernardo Martins (SNIT). Avante, guerreiro!


Apesar deste ser o primeiro evento organizado pelo grupo de amigos como coletivo, a vontade de fazer algo diferente foi maior que a insegurança em torno de sua realização e, com base experiências individuais anteriores, a Trincheira acabou se formando naturalmente. “Não houve uma pré-definição de funções, cada um teve autonomia para desenvolver o seu trabalho de acordo com as necessidades da produção. Foi aí que cada um adotou a tarefa pela qual tinha mais afinidade, por exemplo: (Bruno) Sued conseguiu o local do evento, Eduardo fez o contato com o Ramon e as demais atrações, Karen ficou encarregada do design da Trincheira e o Thomas cuidou da parte técnica do som”, afirmam os integrantes do coletivo que, curiosamente, surgiu a partir de uma lesão. “Nós (Bruno, Eduardo e Thomas) temos uma banda (Totens e Tabus) e, com a lesão na mão do Eduardo, o guitarrista, ficamos um tempo fora dos ensaios, mas ainda motivados em continuar trabalhando pela arte. A ideia do evento surgiu assim. Karen, irmã do Thomas, também estava querendo lançar sua marca, que tem com mais dois parceiros, e assim juntamos as duas coisas e criamos o conceito da Trincheira Cultural. Como acreditávamos que o Rio de Janeiro carecia de eventos desse tipo, fomos em busca do apoio de amigos e constatamos que o trabalho seria viável”, completam.

Ramonzim em “Circo dos Motivos”

Prestes a lançar seu primeiro álbum de estúdio, intitulado Circo dos Motivos e produzido por Du Brown na Toca FK, o MC Ramonzim abraçou a ideia do evento e resolveu aceitar o convite para adiantar ao público um pouco do que virá em seu esperado debut. “Acho que a ideia é muito boa e tende a se movimentar de uma forma com que outras partes da cena alternativa se agreguem ao mesmo formato e, porque não, ao mesmo projeto. Se você pensar bem, essa proposta não tem nada de exclusivamente inovador, mas faz o que ninguém se propõe a realizar”, aponta o MC nascido e criado no Morro do Juramento, na Zona Norte. “Muitos produtores de eventos desejam fazer algo assim, mas, no final, acabam optando por intervenções óbvias e, logicamente, mais rentáveis. O medo de arriscar em projetos ousados faz com que percam a chance de ganhar o reconhecimento de um evento único e, o principal, que as pessoas não tenham acesso a coisas novas”, completa o artista que, embora tenha começado a rabiscar suas rimas ainda em 1999, só começou a acreditar em sua carreira após o lançamento do bem-sucedido single “Se Ela Soubesse”, em 2010. No entanto, o hiato que muitos poderiam considerar tempo perdido, Ramonzim chama de base, período em que foi aprimorar suas rimas nas escolas das ruas. Até porque, nesta fase – de internet discada, como diz o próprio MC -, o mercado não era favorável, e a cena não tinha o mesmo reconhecimento visto na atualidade, tempos de wi-fi no celular.


Trabalhando com muita atenção “para botar o pedaço de sonho na pista” e, como pai de dois filhos, ciente dos riscos por trás da arte de viver de som, Ramonzim se mostra confiante para o lançamento de seu primeiro álbum.
“Será um álbum único saca? Daqueles que você ouve inteiro, como os clássicos dos anos 90. Me preocupo muito com a qualidade do trampo, e ‘Circo dos Motivos’ traz uma nova leitura do conceito golden era com batidas tradicionalmente fortes e participações de muita qualidade no meio musical”, adianta o rapper, que também ressalta o diferencial do álbum: “Isso fica pela retórica das obras, pelo diálogo bem arranjado dos instrumentos com os beats e pela diferença entre os estilos musicais de cada faixa. Temos jazz, alguns mais Black, outros mais samba e por aí vai”. Com um som marcado por uma forte referência vinda da MPB, além do compromisso com um rap cada vez mais orgânico, o jovem rapper carioca, que também é trompetista, ainda contará com a “soma” de um seleto time de “chegados” em seu disco de estreia, a maioria deles com presença confirmada no show deste domingo na Trincheira Cultural. Apesar de ainda não ser o show oficial de lançamento do álbum, o público já poderá sentir um pouco mais do que virá pela frente, tanto em relação à festa quanto ao primeiro disco de Ramonzim. Domingo é dia de Trincheira!!!

Trincheira Cultural
Av. Atlântica, 1910. Copacabana (antigo Café del Mar)
Domingo (19/05), das 17h à 0h.
Preço: R$ 15 (antecipado) R$ 20 (na hora - só em dinheiro)


Acompanhe nossa página no Facebook.