quarta-feira, 20 de junho de 2012

news


O Estendal revela outra imagem ao Alemão

Enquanto a imprensa se concentra em noticiar os gols do atacante Mario Gomez na Eurocopa e na atuação da chanceler Angela Merkel, que não veio ao Brasil para a Rio+20, na Cúpula do G20, no México, o nosso Alemão se mostra muito mais complexo. Marcado pela violência, pelo tráfico e pela ausência do Estado, o chamado Complexo do Alemão, região da zona norte formada por 13 comunidades, passa por um positivo e mais que necessário processo de transformação: teleférico, unidades de polícia pacificadora e ações culturais. O coletivo O Estendal, por exemplo, ocupará a Praça do Terço (Centro de Cultura Digital Praça do Conhecimento) nesta quinta-feira (21) para alterar o cotidiano dos moradores e visitantes “com suas imagens pensantes ou pensamentos imagéticos.

A partir das 10h, a ação cultural promovida pelo grupo de “fazedores de imagem” e convidados agregados estenderá 30 fotografias “palpáveis” no varal que será elaborado sob o tema “As Paredes Têm Ouvidos”. Com curadoria assinada pelo artista e professor paranaense Roberto Pitella, o projeto chega ao Complexo do Alemão como se estivesse brincando de fazer arte, partindo de uma expressão popular para fotografar, ou rebuscar em arquivos, imagens que traduzam o tema de maneira própria e individual. As ideias são literalmente penduradas em varais esticados em espaços de convivência e expostos aos olhares curiosos.

Além do varal, a ação do O Estendal no Complexo do Alemão também contará com um “Jardim Fotográfico”, ideia que já passou pelo Parque Lage, no Jardim Botânico, além de Curitiba, Salvador, Montevideo e Havana. O projeto, que conta com apoio da Lomography, apresenta imagens entre flores e plantas e ainda abre oportunidade para o visitante colher uma delas. No fim do dia, a proposta de interação seguirá com projeções de fotografias de Fábio Seixo, Daniela Dacorso, Ana Rodrigues & Daniel Chiacos e Calé, além da exibição do documentário (Vi)vendo um Outro Olhar, de Guilhermo Planel. E qual é a sua imagem do Complexo do Alemão?

Centro de Cultura Digital Praça do Conhecimento
R: Nova Brasília, s/n. Praça do Terço.
Das 10h às 20h. Mais informações: oestendal.wordpress.com

Acompanhe nossa página no Facebook e no Twitter