domingo, 26 de agosto de 2012

news

Rixas à parte, Jeneci (en)canta aos cariocas

Tentar definir as diferenças que acentuam a conhecida rivalidade entre cariocas e paulistas não é uma tarefa das mais fáceis, nem mesmo diante dos caricatos estereótipos dessa desnecessária queda de braço. Na última apresentação do cantor, multiinstrumentista e paulistano Marcelo Jeneci no Rio de Janeiro, realizado no último sábado (25), no Studio RJ, a cantora Laura Lavieri, espécie de segunda voz do musico, até tentou esboçar uma explicação para este fenômeno, porém, sem chegar a uma conclusão. Ao menos, não tão clara como a do show, que lotou a casa, botou o público pra cantar e, no geral, “foi bem foda”. “A nossa cidade pode ser feia, mas tem muitas coisas legais, assim como a de vocês é linda, mas também pode ser chata”, declarou Laura, que, logo após essa primeira afirmação, desistiu da heróica missão de minimizar essa tal rixa para agradecer o carinho dos fãs. Neste aspecto, o próprio sucesso de Jeneci no Rio, onde esteve recentemente para exibir um show com algumas versões de Roberto Carlos, acaba sendo mais eficiente. Aliás, se depender do próprio artista, um dia ele ainda mora na cidade maravilhosa. 


“Quando vamos ao Rio, optamos por vir de ônibus, na madrugada do dia anterior, para poder aproveitar o dia aqui. Aproveitar para ir ao Arpoador, passar o som pela tarde e dar continuidade ao bom dia com o show à noite. É sempre bom estar aqui”, afirmou Jeneci logo após a segunda música. A primeira foi “A Semana Inteira”, de Erasmo Carlos, que Jeneci trouxe para abrir o show depois de ter feito três apresentações com Tremendão na capital paulista no início deste mês. Além desta, o musico ainda cantou “Sorriso Dela”, também de Erasmo, e uma versão de “Amado”, de Vanessa Da Mata. Tirando essas e outras surpresas, o show de Jeneci se concentrou nas já conhecidas faixas de seu primeiro álbum, “Feito Pra Acabar”, lançado em 2010.  Apesar de o próximo disco estar previsto somente para 2013, provavelmente, esse deve ter sido o último show deste repertório em terras cariocas e, se de fato for, fechou em grande estilo.   


Esbanjando todo seu talento como instrumentista, seja com o teclado, com a guitarra ou com a sanfona, Marcelo Jeneci, que não simpatiza com o rótulo de “novos paulistas” – referente à nova geração de talentos vindos de SP -, sobe ao palco amparado por alguns de seus hits, como “Copo D’água”, “Por Que Nós”, “Feito Pra Acabar”, “Dar-te-ei” e, é claro, “Felicidade” – um dos momentos mais altos do show. Além do repertório conhecido, outro fator que se destaca no show de Jeneci é o entrosamento de sua banda (de amigos), formada por Laura Lavieri (voz e percussão), Richard Ribeiro (bateria), Ricardo Prado (guitarra), Stevan Sinkovitz (guitarra) e Regis Damasceno (baixo). Após o sucesso dessa apresentação e também a da última quinta (também no Studio RJ), da banda Os Mulheres Negras (foto acima) – duo formado nos anos 80 pelos paulistas André Abujamra (voz, guitarra e teclados) e Maurício Pereira (voz e sax) -, a linha que separa Rio e São Paulo, que não se restringe somente a via Dutra, se mostra injustificável. Antes de qualquer projeto de trem-bala, essa aproximação se firma na própria necessidade do dialogo e da troca, já que mais do que possíveis rivais, essa cidades são verdadeiramente complementares. Seja na cidade maravilhosa ou na terra da garoa, viva as diferenças.

Studio RJ  (21) 2523-1204
Av. Vieira Souto, 110. Arpoador. 

Curta nossa página no Facebook e Twitter.