quinta-feira, 19 de abril de 2012

#33

IMS: mostra Tutto sobre Fellini

Reunindo desenhos, fotos e filmes, a mostra Tutto Fellini, um retrato único de um dos maiores gênios do cinema, seguirá em cartaz no Instituto Moreira Salles até 17/06.

Após passar muito bem por Paris, San Sebastián, Moscou e Toronto, a mostra Tutto Fellini, uma verdadeira retrospectiva por trás das câmeras de um dos maiores gênios do cinema, presenteia os cariocas com uma longa temporada no Instituto Moreira Salles, o lindo casarão que um dia foi de Walter Moreira Salles – famoso advogado, banqueiro, diplomata, ministro da Fazenda e pai de quatro filhos, entre eles o cineasta Walter Salles (Júnior). Mas já que o assunto é cinema vamos falar de Federico Fellini, o principal foco desta imperdível exposição que ficará no Rio de Janeiro até o dia 17 de junho. Depois, a mesma segue para São Paulo, onde será apresentada no também imenso Sesc Pinheiros. L'azione!!!



A mostra, que conta com curadoria de Sam Stourdzé - diretor do Musée de l’Elysée, em Lausanne (na Suíça), se destaca por reunir não somente filmes e trechos, mas por conseguir apresentar ao público inúmeras e raras fotografias de bastidores, as primeiras charges feitas por Fellini nos jornais italianos, desenhos em que o diretor descrevia seus sonhos, alguns clássicos cartazes, entrevistas inéditas e, como se não bastasse, sessões de debates com alguns José Wilkers de plantão. Além de reunir um considerável acervo, Tutto Fellini também se destaca por buscar uma contextualização desse verdadeiro gênio através de aspectos íntimos de sua vida pessoal, da sua relação com o trabalho e da influência de sua obra na sétima arte e na sociedade.



Com o propósito de facilitar a compreensão do espectador, a mostra é subdividida em quatro temas. Cultura Popular destaca Fellini ainda no início da carreira, com caricaturas e roteiros, até seu primeiro filme como codiretor, “Mulheres e Luzes”. Esta ala também mostra todas manifestações culturais presentes na obra do diretor, caso do circo, das festas religiosas e das fotonovelas - base de seu segundo filme, “Abismo de um Sonho”. O segundo tema é Fellini em Ação, que, como o nome já adianta, foca os sets de filmagens de muitos filmes, como “8½” e “Casanova”, e sua celebre parceria com o músico Nino Rota. O terceiro aborda uma paixão do cineasta: A Cidade das Mulheres, “exaltando” mães, prostitutas, ninfomaníacas e outras. Além disso, essa ala presta homenagem à diva Anita Ekberg (de “A Doce Vida”, “Boccaccio 70”, “Os palhaços” e “Entrevista”) e Giulietta Masina (“A Estrada da Vida”, “Noites de Cabíria” e “Ginger & Fred”), sua esposa por exatos 50 anos. O último é A Invenção Biográfica, que imortaliza seus personagens - como Snàporaz, alterego do diretor interpretado por Marcello Mastroianni no filme “Cidade das Mulheres”, e esmiuça o Livro dos Sonhos, uma reunião de desenhos feitos por Fellini durante 30 anos (1960 e 1990) a partir de seus sonhos. É um delírio para os cinéfilos.



Entre voo de helicoptero com cristo redentor sobre Roma, cenas de Matroianni com Anita Ekberg na “Fonte da Juventude” e histórias bem peculiares - como a de seu pernsonagem Paparazzo, que deu nome ao termo -, a exposição, parte do calendário do Momento Itália/Brasil 2001/2012, é capaz de nos apresentar um Fellini que ainda não conhecíamos, com certeza. “A mostra evidencia que o que interessa a Fellini não é a realidade em si, mas a percepção da realidade. Parece que, através de seus filmes, ele quer nos dizer que o cinema é um instrumento intermediário entre a realidade e a percepção que temos dela”, afirma o curador da mostra em comunicado.  É Tutto Fellini bello, bello. Buoni visita amici!


Exposição Tutto Fellini: até 17 de junho.
Horário: de terça a sexta, das 13h às 20h.
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h.
Entrada: franca (mente). Classificação livre
De terça a sexta, às 17h, visita guiada pela exposição.

Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: (21) 3284-7400/ (21) 3206-2500


Acompanhe nossa página no Facebook e Twitter