terça-feira, 24 de janeiro de 2012

#21

Criolo: do Grajaú ao estrelato

Após dar um “Nó na Orelha” da geral, o rapper aparece como o artista mais falado do momento. Dia 04/02, ele firma essa ideia aos cariocas com um show no Circo.

Kléber Gomes, mais conhecido pelo vulgo Criolo, começou sua carreira de MC em 1989, no bairro Grajaú, na zona sul de São Paulo. Porém, até pouco tempo atrás, ele era conhecido apenas no cenário underground. Nesta época, o rapper se destacava nas famosas rinhas, como se chamam as disputas entre os rimadores, e ainda era o Criolo Doido, que apesar de ter lançado o disco “Ainda Há Tempo (2006)”, não tinha alcançado tanta visibilidade. Ao menos, não como agora, depois do lançamento do “Nó na Orelha”, o seu último disco e um dos trabalhos mais elogiados de 2011.


Com produção assinada por Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral, o disco, lançado em abril, chegou sem a intenção de ser considerado um dos melhores do ano e até com certo receio por parte da galera do rap, já que o álbum é marcado pela mistura de ritmos. Em suas 10 faixas – como “Não Existe Amor em SP”, “Grajauex”, “Sucrilhos” e “Subirosdoitiozin” -, a sonoridade que embala os versos e as rimas de Criolo circula pelo samba, soul, afrobeat, reggae e até forró, isso sem perder as batidas marcantes do rap. O que parece é que o “Nó na Orelha”, literalmente, deu um nó na orelha da rapaziada e colocou o artista no centro das atenções.


A notoriedade alcançada pelo Criolo (branco) foi tamanha que, em outubro de 2011, seis meses após atar o Nó, ele já estava dividindo o palco do Vídeo Music Brasil (VMB) com Caetano Veloso para cantar uma de suas musicas. Na premiação da MTV, Criolo ainda levou os prêmios de Melhor Disco, Melhor Música e ainda artista revelação, mesmo tendo começado sua caminhada há dez anos. Isso, sem falar que o rapper também foi homenageado por Chico Buarque, que na estréia de sua esperada turnê, em Belo Horizonte, cantou o refrão da música “Cálice” na versão do “Criolim”. “Pai, afasta de mim as biqueira, afasta de mim as ‘beati’, afasta de mim a cocaine, que na quebrada escorre sangue”, diz o refrão da tal versão do rapper.  


Depois de passar discretamente pela cidade maravilhosa no final de 2011 – quando fez uma participação no (puta) show de Gui Amabis, realizado no Sesc Copacabana -, Criolo volta ao Rio neste início de ano para apresentar um pouco da essência do rap genuinamente paulistano ao caloroso público carioca. O show, que contará com abertura de Curumim e, na sequência, festa Makula, será realizado no próximo dia 04/02, no Circo Voador. Aliás, em plena forma, a melhor casa de shows do Rio de Janeiro já está comemorando seus 30 anos de vôos inesquecíveis. Trata-se de um verdadeiro encontro, e daqueles...imperdíveis.


Circo Voador - Rua dos Arcos, s/n. Lapa.
Mais informações: http://www.circovoador.com.br/
Ingressos: (valores e Compras)

Curta essa: facebook.com/ctrlaltrio