domingo, 20 de janeiro de 2013

#64

Lumen: a primeira de Lucas Luz

Com cores, texturas e formas inspiradas na natureza, o jovem paulista apresenta sua primeira individual a partir do dia 24/01 no Z.Bra Hostel. Abra os olhos e, então, veja.

“São infinitas as influências naturais que permeiam nossa volta, sendo que as maiores belezas podem ser encontradas nas coisas mais simples - como a casca de uma arvore, por exemplo -, mas quem ligaria para uma casca ou para o canto de um pássaro em um mundo onde a floresta é cinza, os prédios brotam, os carros vivem e os ruídos parecem cantar?”. Tendo o viver a vida como principal fonte de referência e inspirado na observação da natureza, o jovem paulista Lucas Luz, que há pouco trocou o ritmo urbano de São Paulo pelos encantos da cidade maravilhosa, reúne suas características cores, luzes e texturas em telas de diversos tamanhos para dar forma a sua primeira individual: a Lumen, que, segundo “o pai dos burros”, representa uma unidade de medida de fluxo luminoso (símbolo: lm) emitido por um ponto em todas as direções. Baseada em diferentes fontes de luz, geometrias naturais e estruturas orgânicas, a exposição de Lucas se destaca ao partir em direção a um desconhecido mundo vivo e constante, destacando toques psicodélicos e transcendentes. É abrir os olhos e, então, ver, a partir da próxima quinta-feira (24/01) no Z.Bra Hostel (Av. General San Martin, 1212. Leblon).


Com desenhos que parecem querer sair do papel para tomar forma na realidade, Lucas acabou aperfeiçoando seus traços em um universo paralelo ao da pintura: o da tatuagem, onde o jovem de apenas 18 anos também se destaca e, o melhor, sem fugir de seu estilo. Seja na pele ou no branco da tela, as criações do menino Luz se destacam por serem muito próprias, ou seja, por trazerem particularidades e conceitos bem definidos. “Meu objetivo é despertar a luz das pessoas e inspirar sonhos, fazer com que os mesmos apreciem mais a natureza, vivam e sintam mais”, aponta o artista, que também revela um pouco mais sobre sua primeira individual: “É uma transição entre meu estilo e técnica, mais psicodelia, cores, texturas, luzes e formas inspiradas na observação da natureza. Terão telas de diversos tamanhos, todas feitas com tinta acrílica e com alguns desenhos em lápis de cor”. Apesar da pouca idade, Lucas chega a sua primeira individual com propriedade de quem sempre esteve próximo à arte, fato que o fez a deixar a escola aos 15 anos de idade só para se dedicar inteiramente à pintura e à tatuagem. No entanto, sua relação com o óleo começou muito antes, desde os tempos de leite.


“Minha mãe pintou telas a óleo por muitos anos antes de eu nascer, flores e paisagens lindas. Sei que, às vezes, ela pintava murais enquanto me amamentava, sem saber do risco que o óleo tinha de intoxicação, o que levou ela a parar de pintar alguns anos depois. Isso ocorreu de uma forma extremamente natural, sempre gostei muito de desenhar e lembro-me de ter feito alguns cursos de pintura já aos oito anos. Mas, acabei ficando só no papel mesmo. Somente anos depois voltei à pintura, por volta dos meus 12 ou 13 anos de idade, quando ainda morava em Peruíbe e já comprava revistas de tatuagem para desenhar”, revela Lucas Luz, que também fala de onde veio sua paixão pela tatuagem: “Um dia entrei no estúdio do Poppeye e fiquei fascinado por todas aquelas informações. Me lembro de ouvir um heavy metal irado, uma mesa de sinuca, desenhos pra tudo quanto é lado, estatuetas nas paredes, chamas na geladeira e o barulho da maquininha. Eu ficava horas do lado vendo ele tatuar e folheando seus livros de caveiras sem falar nada. De pouco em pouco, comecei a pensar: ‘Acho que eu conseguiria fazer isso, acho que eu seria muito feliz fazendo isso’”.


Mesmo com todas as disparidades envolvendo a tatuagem e pintura, Lucas articula seu trabalho muito bem entre as duas esferas, como se uma fosse fundamental para evolução da outra e vice-versa. “São duas coisas totalmente diferentes, mas extremamente ligadas, já que o que estudo nas telas acaba influenciando no que tatuo. A pintura é muito intima e pessoal, normalmente me isolo do mundo alguns dias pintando e posso experimentar o que quiser. Cada vez mais tenho tentado expressar e compartilhar algo além de desenhos bonitos e bem finalizados”, aponta Lucas. “O processo em si, do começo ao fim, é uma experiência extremamente satisfatória para mim. Já a tatuagem possui uma relação entre artista e cliente, o que te faz conhecer muitas pessoas diferentes e legais. Apesar de ser um trabalho limitado, é incrível pensar que uma arte sua vai andar viva pelo mundo, o que motiva a me dedicar cada vez mais e buscar sempre a evolução, saindo do lado comercial. Tatuo por amor mesmo e, por esse motivo, estou sempre buscando evoluir meu estilo para poder dar realmente o melhor de mim”, completa o novo acariocado, que chegou ao Rio a convite dos irmãos Hugo e Rique Inglez para fazer parte do coletivo Galeria Nove Cinco e, consequentemente, tatuar e viver de arte.


Se a arte de Lucas evoluiu de maneira natural, assim como sua visão artística se expandiu junto com a técnica, o Rio de Janeiro também aparece como uma nova influência no trabalho do “menino Luz”, algo que, por sinal, ele não faz questão nenhuma de esconder: “Com certeza! A qualidade de vida no Rio de Janeiro é impressionante. Só o fato de poder acordar cedo, abrir a janela e ver um céu absurdo já vale apena. O contato com a natureza é mágico. Estou há pouco tempo aqui, mas conheci lugares e vi coisas que nunca tinha visto na minha vida até então”, descreve o jovem artista. “O Rio é uma cidade muito linda e muito cara, mas acho que é um sacrifício que vale a pena. Para mim está sendo ótimo e não quero sair daqui tão cedo. Mudei-me para cá pela oportunidade de poder trabalhar perto de artistas que admiro e respeito muito, além de poder evoluir tanto artisticamente como profissionalmente. Está sendo um processo ótimo. No Rio, definitivamente, as paradas acontecem”, finaliza Lucas Luz, ciente de que a Lumen é apenas sua primeira exposição e a primeira individual dos artistas da Galeria Nove Cinco. Outras virão ao longo do ano, aguardem! Mais informações sobre o coletivo: http://www.facebook.com/novecinco

Confira o teaser da exposição em: http://vimeo.com/57553934

Z.Bra Hostel -Av. General San Martin, 1212. Leblon.


Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter