terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

#25

Sorpresa: chinese à “carna vale”

Embalada na mistura do carnaval, a festa apresenta o trio Chinese Man e reúne diferentes vertentes, musicais e artísticas, no bloco do La Folie. Joie de Vivre amis!

A festa, criada na Grécia Antiga para celebrar a fertilidade e as boas colheitas, ganhou reconhecimento e se tornou popular somente Idade Média, quando, amparada no cristianismo, era realizada em nome do “adeus à carne” ou “carna vale”, em latim. No entanto, o carnaval que nos serviu de inspiração - com desfiles e fantasias - surgiu mesmo na sociedade vitoriana (1837 a 1901), época em que Paris era a grande referência. Atualmente, os tempos são outros e tudo mudou, porém, o carnaval segue fazendo a loucura dos foliões e, o melhor,  com muita diversidade, alegria e “Sorpresa (Sorte + Supresa)”, assim como a festa que rola nesta quinta-feira (16/02), no Centro Cultural Maria Tereza Vieira (próximo à praça Tiradentes).


Distante da origem e da própria tradicional imagem de carnaval, a festa Sorpresa espera aproveitar o descontrole favorável do momento para agradar aqueles (muitos) que não são tão chegados à mesmice dos blocos de rua. Apesar da Sorpresa, o que surpreenderá mesmo neste agito é a mistura de conceitos, sejam artísticos ou musicais. O fato dessa idéia ter começado a partir da vinda do Chinese Man, um curioso trio francês que se destaca justamente pela mistura de ritmos, pode servir como exemplo. “A proposta é abrir uma opção para a galera menos chegada ao pânico e ao tumulto dos blocos. Aproveitar a vinda do Chinese e apresentar o som que eles fazem, um hip hop com pegadas de vários rítimos eletrônicos. Uma black music diferenciada e pouco explorada”, afirma Fernando Barbosa, do núcleo La Folie, que organiza o evento junto à marca Cabron, de Marcel Gonçalves. Sem falar no apoio de todas as pastelarias cariocas, como menciona o flyer.


Apoiado na diferenciada sonoridade do misto de selo, grupo e família, a festa conseguiu atrair mais propostas originais, como a interação artística de Marcelo Ment e Bruno Big, que levarão parte do trabalho desenvolvido nas ruas para uma apresentação ao vivo na festa. Aliás, Ment também está com a exposição Contrastes aberta no Espaço Cultural Eletrobrás Furnas, em Botafogo. “O Ment assim que soube que o Chinese iria se apresentar na festa já se prontificou em participar. Ele conheceu o grupo na França e não poderia de maneira alguma ficar de fora. Mas, não programamos nada na questão arte, foi surgindo, na parceria pura”, exalta Fernando, que também destaca a participação de Henrique Madeira, “o cara das coberturas do verdadeiro circuito underground das artes no Rio”. Além de registrar o evento, o fotógrafo também promete uma inusitada session de Light Painting, uma técnica que permite pintar o ambiente com imagem, mas sem deixar um pingo de tinta no chão. É luz, câmera e ação. (falaremos melhor sobre isso nos próximos posts).


Para engrossar o caldo dessa mistura à “carna vale”, sem deixar de lado a qualidade dos ingredientes sonoros, a Sorpresa ainda anuncia: Rockphonne, o projeto de resgate musical assinado pelo próprio Fernando Barbosa; Machintal, um verdadeiro colecionador de sons; Glocal, a dupla carioca que não deixa São Paulo dormir cedo, e Ricardo Estrella, que fechará a noite sem deixar ninguém ir embora. É, depois desta escalação de peso, realmente parece que a festa conseguiu agregar os conceitos e apresentar uma proposta de som diferenciada em pleno carnaval. Essa mistura é pura... festa. “Carnaval é festa, diversão e alegria... Não importa o gênero de som que está tocando, o que importa é a qualidade e o sentimento de união do povo em torno de uma festa louca, carnal”, completa Fernando, que avisa que quem tiver interessado em participar dessa folia terá obrigatoriamente que enviar um email confirmado sua presença. Assim, poderão entender melhor o porque da Sorpresa. Marque sua presença: lafoliegrotte@gmail.com



Saiba mais sobre o Chinese Man: http://www.chinesemanrecords.com/

Curta nossa página no Fakelook: facebook.com/ctrlaltrio