quinta-feira, 8 de setembro de 2011

#5

Emma: a "japaustralioca" no Rio

Apaixonada pelo Rio de Janeiro, a designer Emma Tamaoki fala um pouco sobre suas perspectivas antes de desembarcar na inexplicável cidade maravilhosa.

O que atrai tantos turistas ao Rio de Janeiro? A fama da cidade maravilhosa contrasta fielmente com a imagem continua de insegurança. É a nossa guerra civil, que nós sabemos muito bem, e os gringos adoram retransmitir em escalas a nível de cinema nacional com seus Tropas de Elite 1 e 2, Cidade de Deus, Última Parada 174 e outros piores. Enfim, o que faria uma garota, design gráfica, aparentemente japonesa, que mora na Austrália e tem descendência portuguesa, vir morar aqui no Rio de Janeiro? É isso que Emma Tamaoki nos contará agora.

Antes de fazer as malas, o Rio era apenas uma imagem desfocada em milhares de pensamentos. “Eu conhecia estereótipos, como as havaianas, bossa nova, samba e corcovado, entre outros. Também sabia de toda insegurança e dos problemas socioeconômicos relacionados com as favelas”, afirma. Além de sua imagem, ainda havia a opinião alheia: “O que me irritava era quando dizia que iria viajar apenas com uma amiga, que também não falava uma palavra em português. Todos tinham uma historia de roubo para contar. Tentava não me preocupar, mas me assustava até com as caipirinhas que faziam bebês”, brinca.


Apesar de todos os riscos previamente adiantados, a viagem parece que valeu a pena e acabou por mudar, literalmente, a vida de Emma. O Rio de Janeiro passou a influenciar sua conduta, seu trabalho e, por fim, em seu modo de vida. “Animal! O cenário de cortar a respiração, as montanhas emoldurando a paisagem de vegetação tropical derramada na terra. A sedutora força da costa de Ipanema (Arpoador talvez?). O exótico, estrangeirismo e a crua energia do Rio são muitos poderosos e muito aditivo. Esta chocante justaposição de classes e cores forma um cocktail suficiente para manter você adivinhando, e desejo para mais do desconhecido”, justifica toda empolgada.

“Queria ir para um novo país, uma nova língua. Não foi difícil escolher depois que avistei aquela paisagem do Rio. Senti alguma mudança e razões inexplicáveis. Será que fui brasileira na minha ultima vida? Não sei. Mas, meu instinto dizia que precisava ficar aqui por uma razão ou outra".


Depois de um “roadtrip” Trancoso-Búzios (até Iguaçu) e umas semanas de convivência com a cidade maravilhosa, Emma já conseguia visualizar bem suas razões inexplicáveis.  “Carnaval (a melhor festa do mundo), a deliciosa praia da joantinga, o tour na Rocinha, a fluidez da musica em todo o lado, personalidades curiosas, caipirinhas que matam ridiculamente a sede, os irresistíveis hot-homens brasileiros, os sedutores sucos de maracuja, mate, abacaxi...”, completa a Design Gráfica, que ilustrou com muita competência e generosidade nosso Blog. Aliás, modéstia a parte, ficou muito simpática gravatinha dourada em nosso garoto propaganda Bento.


A idéia é que Emma chegue ao Rio de Janeiro já no início de 2012. Na cidade inspiração, ela não esconde sua confiança em conseguir achar seu espaço no “mercado” (empilhada na prateleira). “Eu penso que os brasileiros vão entender minha proposta. Eu sou uma mistura de descendências e também fui influenciada por diversas culturas. Creio que serei capaz de traduzir aquela montanha russa de choque cultural que eu vou vivenciar. Eu sou muito sensível com todos os meus sentidos e tento explorar todas as avenidas quando estou criando o meu trabalho. Espero conseguir traduzir tudo isso em algo com sentido e sentimento”.

Antes de fazer a mala em definitivo e transformar seu sonho em realidade, a “japastralioca” adianta onde priorizará seu trabalho quando for uma acariocada e não mais uma turista. “Eu adoraria trabalhar com o voluntariado, em especial com crianças na favela. Eu sempre adorei crianças. Em geral, eu adoro interagir com pessoas e colaborar em projetos conjuntos, onde os interesses são comuns, seja: crianças, moda, língua e viajar”, finaliza.

Aos que ficaram curiosos em conhecer o trabalho de Emma Tamaoki, basta acessar sua página na Internet. “Retornos serão bem-vindos”, ela faz questão de avisar (pode ser em nóssa página também, rs!). http://www.emmatamaoki.com/