sábado, 24 de setembro de 2011

#10

Araka: uma "festa" para artistas

Há cinco anos conectando e reunindo inúmeros artistas de diferentes vertentes, Michel “Araka” Mendes faz da arte um verdadeiro agito coletivo de conteúdo. Boom!

Imagine uma festa, que reúna diversas manifestações artísticas, idéias e ideais, mas sem deixar de lado uma boa música e uma cerveja gelada a alto custo. Certamente não é tão difícil e até já imaginaram há uns cinco anos, época que o artista plástico Michel Mendes começou a pôr em prática seu “poder de conexão” para juntar os diferentes trabalhos e propostas espalhadas pelo Rio de Janeiro. Essa é o projeto Araka – Quem tem medo da Aracy? , que terá sua próxima edição na quarta-feira, dia 05/10, no 00, na Gávea.  


Apesar de soar estranho, o nome Araka, na real, é o apelido de uma inusitada jurada do show de calouros de Silvio Santos nos anos 80 (Vish!). Ao lado de Pedro de Lara, Aracy de Almeida se destacava por ser extremamente rígida com os calouros, principalmente com os iniciantes. A mulher, “perneta”, era uma megera. Como a “festa com conteúdo” abre espaço para novos artistas a cada edição, o sugestivo nome de Araka veio justamente para brincar e relembrar essa fera da TV brasileira. Porém, no Araka do Michel, o calouro artista não precisa temer, já que o objetivo está longe de ser (re)aprovado ou não. O justo, não acha?


“Havia trocado a profissão (fisioterapia) para fazer vestibular novamente em Belas Artes na UFRJ. Apesar do medo da incerta carreira de artista, toda vez que conhecia alguém que vivia de arte eu acreditava que era possível. Além disso, o contato com pessoas criativas alimentava ainda mais minha arte”, afirma Michel, que concretizou seu projeto após passar pela “Hospedaria Carioca”, um projeto semelhante ao Araka. “Senti muita falta desses momentos e decidi eu mesmo fazer os encontros. Assim criei o ARAKA, mas adaptando algumas coisas”, conclui Michel Mendes.

O ARAKA foi tão importante pra minha vida que hoje é muito comum algum novo amigo me encontrar na rua e ao me apresentar para alguém falar: "esse aqui é o Michel Araka", virou até sobrenome. Não ligo e até me divirto!

Cinco anos depois, Michel parece ter feito a escolha certa e até brinca com o sucesso de sua iniciativa, que já o levou até para a mítica Ilha de Caras. “Antes do Araka eu era limitado, trabalhava com artes visuais, depois passei a trabalhar com cultura. Lá, por exemplo, encontrei a cineasta Juliana que hoje é minha esposa”, revela o artista e organizador da festa. “O Araka me ensinou a interpretar a cultura do meu tempo e o comportamento humano, fazendo com que suas as ações antecipem tendências - e até necessidades - que ninguém previa ou esperava. Motivamos pessoas a adotarem essas inovações e levá-las para seu cotidiano”, completa.


Entre pintura, grafites, poesia, teatro, fotografia, performances visuais, moda, toy-art e música, a próxima edição da Araka, que acontece uma vez por mês, terá um tema tão bem humorado e inteligente quanto o nome desta verdadeira folia da arte. Os trabalhos irão focar um episódio que assustou(a) os moradores do Rio: explosão de bueiros. “Esse lance estava me deixando louco, então pensei em um protesto bem humorado. Os artistas fariam alguma intervenção artística nos bueiros da cidade e mandariam as fotos pra gente. Mas, como começou a pintar esculturas, pôsteres, adesivos, eu decidi expor esses trabalhos”, finaliza Michel “Araka” Mendes.


Aos interessados, Michel deixa o convite no ar: “Se alguém quiser expor sua arte conosco estamos sempre abertos para a participação de novos artistas, para isso basta enviar um email com imagens de sua arte para o emai: artearaka@gmail.com”.

Acompanhe o Araka no TwitterFacebook e no site.

Serviço:
Araka: 05/10, no 00 (Av. Padre Leonel Franca, 240. Planetário)
Tel: (21) 2540-8041/ 2540-8042
http://www.00site.com.br/

Acompanhe nossa página no facebook
facebook.com/ctrlaltrio