quarta-feira, 2 de maio de 2012

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“Rio Limpo” livra cidade dos anúncios

Sabe aqueles imensos anúncios publicitários que estão espalhados por todo Rio de Janeiro? Pois bem, finalmente eles estão com seus dias contados. Com intenção de livrar a cidade dessa verdadeira poluição visual, o prefeito Eduardo Paes assinou nesta quarta-feira um decreto que passará a regular e restringir grande parte das propagandas vistas nas ruas do centro e da zona sul. Trata-se do irônico “Rio Limpo”.

Inspirada na Lei Cidade Limpa, sancionada em São Paulo em 2007, este decreto (versão carioca da lei do Kassab) proibirá anúncios em outdoors, marquises e no alto dos edifícios com a criação da Zona de Preservação Paisagística e Ambiental (ZPPA). A medida, que não deverá interferir nos anúncios da prefeitura, também abordará os letreiros de lojas, bares, restaurantes, bancos e shoppings, que passarão a ter tamanhos de um e meio, quatro ou dez metros quadrados, variando de acordo com a largura da fachada do imóvel.



Apesar do suposto rigor, a nova lei carioca é mais branda do que a paulistana e não inclui toda a área da cidade, nem os anúncios veiculados em ônibus e táxis. — "A legislação que rege a propaganda no Rio é uma colcha de retalhos, um verdadeiro sururu (como quase todas as outras). Ninguém entende. Assim como o Cidade Limpa de São Paulo, o Rio Limpo é radical e simples. Todo mundo vai poder fiscalizar", afirmou Paes. E vocês, o que acharam dessa nova medida?

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