terça-feira, 18 de setembro de 2012

news

Festa anuncia “volta” dos Dzi Croquettes 

Há 40 anos, no auge da ditadura militar, um grupo, no mínimo, irreverente e alinhado à contracultura desafiava a tudo e a todos com seu conceito de criação coletiva e teatralização da subjetividade de seus integrantes (influência direta para o grupo Teatro Vivencial), os quais faziam da homossexualidade uma verdadeira bandeira de afirmação de direitos. Com o espetáculo “Gente Computada Igual a Você” (1972), originado de um show de cabaré, o chamado Dzi Croquettes, coletivo inspirado no conjunto norte-americano The Coquettes e no movimento gay da off-Broadway, fez uma revolução ao apresentar 13 exímios bailarinos homens, de barba e com cabelo no peito, vestidos extravagantemente de mulher e exaltando a feminilidade em suas performances. Pouco tempo mais tarde, nos palcos do Le Palace, na França, esse mesmo grupo passaria a impressionar também o mundo com seus ousados figurinos e suas inteligentes provocações.

Lá, essa família, liderada pelo coreógrafo americano Lenny Dale, ganhou inúmeros fãs e chegou a ser considerada “avant garde” (à frente de seu tempo) por ninguém menos que Liza Minneli, espécie de madrinha desses talentosos rapazes: Wagner Ribeiro, Cláudio Gaya, Cláudio Tovar, Ciro Barcelos, Reginaldo e Rogério di Poly, Bayard Tonelli, Paulo Bacellar, Benedictus Lacerda, Carlinhos Machado e Eloy Simões. Esse foi o momento ápice dos Dzi, que tiveram sua história resgatada há três anos com um documentário homônimo dirigido por Tatiana Issa e Raphael Alvarez e que, agora, voltam à tona com uma inusitada volta - a dos que não foram pelos que desejam ser. Para legitimar essa “retomada”, nesta quarta-feira (19/09) ocorre a festa 40 anos Dzi Croquettes, que, além de apresentar uma exibição exclusiva dessa nova formação e uma exposição com fotos e figurinos originais, ainda contará com os DJs Tatah Toscano (Boho), João Fernando (Fosfobox) e Leonardo Gattuso.

Apesar de toda euforia em torno da festa, esta noite não passaria de uma singela homenagem perto de toda relevância dos Dzi de outrora, enquanto essa nova formação surgiria apenas para matar a saudade, mas não suprir a falta de um “movimento” tão rico, inteligente e inovador como foi o das “internacionais”. Sob direção de Ciro Barcelos, um dos poucos integrantes que resistiu ao tempo e passou imune ao vírus da Aids – doença então reconhecida como “câncer gay” -, essa nova formação chega para estrelar um novo espetáculo, o “Dzi Croquettes em Bandália – Um Musical Eletrônico”, que estréia no dia 26 de outubro, na Sala Marília Pêra, no Leblon. Aliás, assim como Nelson Motta, Cláudia Raia, Pedro Cardoso, Gilberto Gil, Betty Faria e Liza Minneli, essa atriz que dá nome à sala também aparece no documentário sobre o grupo comprovando todo o seu feito. Segundo o ator Pedro Valério, um dos integrantes da nova formação, esse novo espetáculo é mais que uma homenagem ao grupo, é o retorno do mesmo. Pretensão? Talvez. Mas, além de marcar presença na festa, só nos resta aguardar e, posteriormente, conferir se essa volta do “movimento não dzista” consegue mesmo justificar todo o peso de uma história que jamais se perderá.




Teatro Odisséia – Av. Mem de Sá, 66. Lapa.
Ingressos: R$ 60 (inteira) R$ 30 (meia)
* Melhor figurino Dzi ganha prêmio.

Acompanhe nossa página no Twitter e no Facebook.

Um comentário:

  1. You 우리카지노 need to drop a message or name us immediately so that we can get acquainted with the issue and information you on solutions

    ResponderExcluir