sábado, 24 de novembro de 2012

#61

MOF: do graffiti à arte do voluntariado 

Com mais de 450 grafiteiros, muitos de fora do país, o Meeting Of Favela retorna às ruas da Vila Operária para levar mais cores e vida aos moradores de Duque de Caxias. Viva o MOF #7!

Considerado o maior evento voluntário de arte urbana da América Latina, o Meeting of Favela (MOF) retorna às ruas da Vila Operária, em Duque de Caxias, para dar continuidade a esse admirável exercício de solidariedade e cidadania, ou seja, para levar mais cores e vida aos moradores da comunidade local. Em sua sétima edição e com um número cada vez maior de pessoas envolvidas - ainda sem patrocínio -, o evento começa informalmente na tarde sábado (24/11), mas ocorre de fato no domingo (25, a partir das 10h), apresentando mais de 450 grafiteiros, muitos de fora do Brasil, além de uma edição especial da tradicional Batalha do Real (Brutal Crew), da festa Tonga da Mironga - dos DJ´s Negralha (O Rappa), Babz (Inumanos) e Marco (Céu) - e de muitas outras atividades socioculturais. No final, o resultado desta ação é uma mistura única entre artistas da nova geração, da velha guarda e do exterior, somado aos voluntários, moradores e visitantes. É todo mundo junto, misturado e em nome da arte, principalmente a de fazer o bem. 


Idealizado por Carlos Bobi, Marcio Bunys e Wesley Combone, do estúdio Espaço Rabisco (e do coletivo Galeria Nove Cinco), e André Kajaman – nomes que representam toda evolução da arte urbana no Rio de Janeiro -, o MOF nasceu a partir da influência do “Meeting of Style”, projeto que percorre o mundo convidando artistas para pintar, e tomou forma como Posse 471 (a primeira edição, realizada em 2006) com o objetivo de seguir uma simples receita: (se) doar talento para difundir a arte. Hoje, após anos de resistência e com muitas histórias para contar, o evento vai muito além do graffiti, agrega inúmeras outras vertentes e segue aberto a qualquer tipo de soma, mas ainda depende unicamente do suor dos artistas envolvidos. “O mais importante é que o evento já conseguiu seu espaço na agenda do graffiti na América Latina. Independente de patrocínio e apoio, o MOF sempre será realizado no último domingo de novembro e todos que acompanham já sabem disso. Chegam artistas do Chile, Equador, Colômbia e de muitos outros países, além de brasileiro de tudo que é canto. Pessoal do Sul e de São Paulo sempre comparece, assim como a galera do Nordeste. Difícil é querer ir embora depois”, ironiza Carlos Bobi.


No domingo, quando de fato o MOF ocupa a comunidade, as atrações serão dividas em dois palcos - o Rua e o Quadra, ambos na Praça Paulo Biar. No primeiro, o som fica por conta do Interferência Sound Sistem (ISS), Nitcho, Sistah e Victor Bhing e Divina Providência, enquanto o segundo fica reservado à batalha, à festa e outras atrações (Crente Crew, LocoMotiva, Sant, Essiele, Us neguin q ñ si cala, Cacife Clandestino, Tony Mariano e Aira O Crespo - Mc Grafiteiro). Além das 12h de som, o evento ainda traz um verdadeiro mutirão de cidadania, que inclui oficinas de graffiti, ações sociais (atendimento médico e odontológico), animadores culturais e artistas circenses. Essas atividades serão realizadas no C.E Vinicius de Moraes, que fica situado na mesma praça do alto do morro e que também servirá de base para os grafiteiros. É de lá que os mesmos partirão com suas mochilas cheias de lata de spray para transformar paredes em telas e dar forma a uma destacada galeria a céu aberto. Aos atletas de plantão, no domingo, também será realizado um encontro de corrida, com um percurso de 4,5km dentro dos limites do MOF. Ao chamado de Cesar Schwenck, da Brutal da Corre, a concentração ocorre às 14h20, e a saída às 15h. (E.C Vinicius de Moraes, com vestiários). No pique ou não, ninguém vai querer ficar de fora. Simbora todos juntos!!!


Mais informações sobre evento:

Meeting of Favela # 7
Praça Paulo Biar, s/n, Vila Operária - Duque de Caxias (RJ).
Dias 24 (informal) e 25/11 (dia do evento), a partir das 10h. 
Batalha do Real (16h, do Domingo)
Festa Tonga da Mironga (18h, do Domingo)

Acompanhe nossa página no Facebook e no Twitter