terça-feira, 4 de junho de 2013

news

BMW Festival leva fino do jazz ao Vivo Rio 

Pat Matheny
Após o sucesso obtido nos dois anos anteriores, quando trouxeram nomes como Sharon Jones, Maceo Parker e Charles Lloyd, entre outras lendas internacionais, o BMW Jazz Festival passou a gerar uma grande expectativa em torno de sua terceira edição e, com base na programação anunciada, que volta apostar na mistura entre revelações e grandes pesos, parece não ter decepcionado em nada os fãs de jazz. Isso porque, entre os dias 06 e 10 de junho, alternando São Paulo e Rio de Janeiro, o festival apresentará Pat Metheny, Brad Mehldau, Johnathan Blake, Joe Lovano e Esperanza Spalding, além de Egberto Gismonti e Orquestra Corações Futuristas (somente em SP). 

Ao contrário das anteriores, a terceira edição também dedicará uma de suas três noites a um único artista - o guitarrista americano Pat Metheny, que virá acompanhado da banda Unity. "Essa é a primeira vez em um festival de Jazz no Brasil que teremos uma noite dedicada a apenas um músico", afirmou Zuza Homem de Mello, um dos curadores do festival junto a Pedro Albuquerque, durante a apresentação da programação. Além de Metheny, que inicia o festival em SP (06) e encerra no Rio (10), o BMW Jazz destaca outro grande nome entre suas atrações: Brad Mehldau (Trio), que deverá realizar uma melhor apresentação em seu retorno ao país, já que, desta vez, ele virá apenas com seu trio e sem vocalistas acompanhantes, como na última.

Esperanza Spalding, uma promissora revelação.

Na capital carioca, o festival começa somente no dia 8 de junho e logo com duas revelações de grande destaque na cena atual, James Farm e Esperanza Spalding & Radio Music Society. Na sequência, dia 09/06, o BMW Jazz também apresentará dois shows, o já citado Brad Mehldau Trio e Joe Lovano & Dave Douglas Quintet, enquanto a noite final - o show único - ficará por conta de Pat Metheny & Unity Band. Apesar de não contar com a presença de Egberto Gismonti e nem com um show gratuito no Parque Garota de Ipanema - como o previsto no Parque do Ibirapuera -, a edição carioca do festival não deixa de ser uma boa oportunidade de acompanhar artistas que, em outras situações, dificilmente se apresentariam no Rio, ainda mais com ingressos abaixo da média de preço. Não é de graça, como estamos acostumados em relação ao jazz, mas também não chega a ser um Lollapalooza da vida.
  
BMW Jazz Festival RJ

8 de junho, às 21h
James Farm
Esperanza Spalding & Radio Music Society
9 de junho, às 20h
Brad Mehldau Trio
Joe Lovano & Dave Douglas Quintet
10 de junho, às 21h
Pat Metheny & Unity Band

Vivo Rio

Av. Infante Dom Henrique, 85. Glória.
Entrada: de R$ 50 a R$ 150

Acompanhe nossa página Facebook.