terça-feira, 14 de maio de 2013

#76

Pablo Padilla: contos em preto e branco

Em sua primeira individual, o “contador de histórias” revela ao público algumas de suas ricas e descompromissadas ilustrações, os chamados “desenhos narrativos”. É chegar e ver de perto!!!

Formado em desenho industrial, ator e sócio da Origem Filmes - produtora voltada ao mercado cinematográfico -, além de roteirista de longa-metragens, o multiartista carioca Pablo Padilla ainda encontrou tempo em sua agenda para redescobrir um outro universo: o das ilustrações, que, por sinal, não se mostra muito distante dos demais oficios. Mesmos descompromissados e realizados apenas como distração a princípio, os desenhos de Padilla -  descrito por ele mesmo como “narrativos”, por dialogar diretamente com seu trabalho de roteirista - estão longes de passarem despercebidos, seja pela riqueza de detalhes, pelo estilo próprio ou, simplesmente, pela história retratada. Com a ideia de tirar esses desenhos da gaveta e do anonimato, já que nunca haviam sidos expostos anteriormente, o “contador de histórias” reencontrou o caminho do desenho livre e deu vida a sua primeira individual, a Preto e Branco, exposição que será inaugurada nesta quinta-feira (16/05) no Z.Bra Hostel.  


Embora as tarefas de designer, ator, empresário, roteirista e desenhista tenham certas particularidades, Pablo, que se autodefine como um simples contador de histórias, prefere exaltar o lado em comum, as proximidades e as relações existentes em suas áreas de atuação. “Na verdade não são tantas tarefas assim. Tento desenhar no meu tempo livre, como um prazer, uma distração. São desenhos descompromissados. Acredito também que são trabalhos complementares e que, principalmente, dialogam muito entre si”, afirma Padilla, que completa: “Me considero um ‘contador de histórias’ e isso me ajuda a entender e a dar sentido ao meu próprio trabalho”. Se por uma lado exista a busca por uma linguagem e narrativa capaz de definir seu estilo, o objetivo, como ressalta o próprio artista, “é criar uma história com senso estético e visual agradável”. Só vendo de perto mesmo para compreender a minuciosidade dos contos que Padilla retrata em suas ilustrações, uma mistura de Picasso com literatura de cordel.



“Esse trabalho que mostro agora é resultado de uma redescoberta, de um reencontro com o desenho livre. Como as ilustrações que faço dialoga essencialmente com o meu trabalho de roteirista, costumo chamá-las de ‘desenhos narrativos’”, aponta Padilla, que também ressalta ter ficado muito contente com o convite e o desafio proposto pelo amigo e artista Pedro Vasconcellos, curador das exposições realizadas no Z.Bra. Em relação às histórias vivas e infindáveis que estarão expostas em ilustrações, o carioca explica o porquê do preto e branco e como optou por esse caminho dentro da concepção de seu estilo. “Além do preto e branco, trabalho o vazio e o cheio, o sim e o não, ou seja, elementos de oposição. Também já tentei aplicar cores, mas os desenhos já possuem muita informação e conteúdo. Com as cores, tive a sensação de que elas ‘atrapalhavam’ a comunicação. Coisa de roteirista”, ironiza o artista. Os trabalhos estão prontos, a primeira individual tomou forma e os interessados em conhecer “os desenhos narrativos” de Pablo Padilla podem chegar para conferir, a casa está aberta. A vernissage ocorre nesta quinta-feira (16/05), mas a exposição se estenderá até o dia 10/06.


“Preto e Branco”, de Pablo Padilla, no Z.Bra Hostel. Av. General San Martin, 1212. Leblon.

Acompanhe nossa página no Facebook.