quinta-feira, 15 de novembro de 2012

#60

Dubatak: sound system de peso no Rio

Amparado na cultura jamaicana de soundsystem, o trio Dubatak, que também é selo, toma o Studio RJ nesta quinta-feira (15) para lançar seu novo álbum de Riddim. É 'Old Feeling' nas caixas!!!

Base para quase tudo o que vemos na noite atualmente, da balada ao pancadão, o sound system jamaicano botou as caixas de som nas ruas e, a partir de Kingston anos 50, fez revolução com uma simples combinação de DJs (MCs), seletores (DJs) e engenheiros de som. Mais de meio século depois, na busca de essência, o selo e soundsystem Dubatak resgatou essa fórmula para apresentar aos cariocas uma contagiante mistura de reggae, dub, rub-a-dub, stepper e dancehall. É com essa receita que o trio - formado pelo engenheiro de som e cantor Mateus Pinguim, e os produtores e seletores Jeff Boto e Léo Flores -, toma o palco do Studio RJ nesta quinta-feira (15/11) para lançar seu segundo álbum de Riddim (espécie de melodia suporte para a versão dos cantores), o “Old Feeling Riddim”. Além do potente sistema de som artesanal do coletivo, a noite ainda será marcada pela presença da cantora escocesa Soom T. É o Dubatak!!!


Destaque na cena alternativa carioca com suas sessões recheadas de improvisos, misturando produções originais e faixas exclusivas em vinil, e com inúmeras produções de destaque na bagagem, o Dubatak é som Rio a fora (dos limites), mas o projeto começou a ser moldado em São Paulo, em 2006, durante um sound system do Dubversão (Yellow P.) Do encontro na Vila Madalena, Mateus e Jeff começaram a trabalhar juntos, já com o objetivo de produzir e tocar música nesta mesma “pegada de som”. Depois, Mateus - cantor e engenheiro de som - deixou a terra da garoa e retornou à cidade maravilhosa, onde conheceu o Léo, que tinha afinidade e amigos em comum, e acabou dando início ao trio. Em 2007, o coletivo já lançava seu primeiro trabalho como Dubatak. No entanto, não foi só colocar as caixas na rua e chamar os amigos não. “O selo surgiu antes do sound system na verdade. Primeiro, veio a necessidade de produzir músicas, depois a necessidade de lançá-las, daí surgiu o selo. O sound system veio depois com a evolução de todo o projeto”, revela o trio, que já produziu faixas exclusivas dos jamaicanos Johnny Clarke, Ranking Joe, Bushman, Andrew Tosh e Horace Andy, da escocesa Soom T, dos franceses do “Les pigments Libres” e do mexicano Bocafloja, entre outros.


Na ativa e com seleções de alto nível, o Dubatak não só vem resgatando a essência do sound system no Rio de Janeiro, como também parte em busca de novos horizontes dentro da nacional e internacional. “Os sound systems foram os responsáveis por espalhar o reggae pelo mundo e ajudar a toná-lo hoje um gênero mundial, inclusive no Brasil existe um dia nacional do reggae, e a essência está sendo muito bem preservada depois desses quase 50 anos de história”, aponta os integrantes do coletivo, ressaltando um pouco mais do que viram ao passar pelo Reino Unido, França, Holanda, Portugal e Espanha: “Hoje a comunicação é muito fácil, nos falamos por Skype, rádio, e estamos sempre nos encontrando nas gigs. Viajamos juntos para Europa e vimos juntos a cena lá, e voltamos bem sintonizados e com objetivo bem traçado. Com certeza São Paulo está bem na frente do Rio em relação à cultura sound system, mas foi lá fora que tivemos real noção do que é isso tudo, e de como podemos fazer um trabalho consistente aqui no Brasil”.


Old Feeling é Riddim

Em setembro de 2011, o Dubatak lançou o debut "Experienza Riddim”, com cooperações vindas da Jamaica, Inglaterra, México e França, além de uma releitura da faixa “Voice like Thunder”, lançada em 1984 e regravada pelo grupo The Viceroys (com Derajah). Em abril de 2012, veio o single “Babel”, em vinil 12”, com a participação do jamaicano Sizzla Kalonji. Neste mesmo mês, sem respiro, o coletivo lançou a coletânea "Reggae Rua Volume 1", com 12 faixas produzidas e interpretadas pela nova geração nacional em uma vertente mais urbana do reggae. Antes da chegada “Old Feeling Riddim”, que possui 15 faixas e mais uma bônus, o trio ainda encontrou tempo de lançar três singles em vinil 7” polegadas no exterior, os quais traziam as seis primeiras faixas deste segundo álbum de Riddim, interpretadas por Ranking Joe, Soom T, Thriller U, Ruben da Silva e I Kushna, que esteve no Brasil em 2011 gravando e se apresentando ao lado do Dubatak. O álbum completo conta a participação do sueco Diegojah, do jamaicano Peter Ranking e dos cantores nacionais Rica Caveman, Hélio Bentes(Ponto de Equilíbrio) e  Guilherme Adonai. “O que difere os dois cd’s é a nossa evolução em todos os aspectos, desde a produção do beat até o registro dos fonogramas pra lançar o cd, além do trabalho com os cantores, produção musical, mixagem e masterização no nosso estúdio. Estamos dominando e executando melhor todas as etapas do processo”, afirmam os integrantes, que convidam os interessados em sound system para uma noite especial no Studio RJ. É hoje!

Ouça o Dubatak: http://www.soundcloud.com/dubatak

Studio RJ
Av. Vieira Souto, 110. Arpoador. (21) 2523 1204
Ingressos: R$ 40 (inteira) R$ 20 (lista amiga)

Curta nossa página no Facebook e Twitter