sábado, 17 de setembro de 2011

#9

LoMo: foto à moda "das antiga"

Entre workshops e roles fotográfico, a loja da Lomography no Rio faz de suas câmeras uma febre entre os “descolados”.  Fish Eye, Color Splash, Action Sampler, Diana e La Sardina, qual é o seu modelo preferido?

Seria pouco provável esperar que em plena “era digital”, onde até os telefones tiram fotos “perfeitas”, o mundo fotográfico analógico voltasse a ganhar espaço. Na contramão dos megapixels, as câmeras da Lomographic andam fazendo a cabeça da galera alternativa, ou dos apaixonados por fotos artesanais e rolos de filmes mesmo. Exibindo diversos modelos, as “LoMo(s)” podem ser especificas para sua necessidade, porém, todas abrem espaço para uma foto com assinatura. Aqui, o importante não é só registrar e apagar, mas construir, desenhar e explorar a sua imagem de realidade.


Tudo começou no inicio da década de 90, quando dois estudantes em Vienna, na Áustria, se depararam com uma pequena e enigmática câmera Russa: a Lomo Kompakt Automat, que tirava fotos excelentes com uma saturação profunda de cores e efeitos vibrantes. Para poder agradar os amigos, que também queriam possuir o “brinquedinho”, os amigos desenvolveram a idéia da Lomography! Logo, a iniciativa se transformou em “uma comunidade global, apaixonada pela criatividade e pelo experimentalismo do mundo fotográfico analógico.”


Atualmente, as diversas e divertidas câmeras Lomographic aparecem com sucesso em muitos países ao redor do mundo, tornando-se um verdadeiro símbolo de resistência para os adoradores das “ultrapassadas” máquinas de filmes. No Brasil, até o momento, há apenas uma única loja, localizada em Ipanema (Rua: Visconde de Pirajá, 365 – sobreloja), no Rio de Janeiro. Aliás, não se trata apenas de uma loja, mas de um ponto de encontro entre os amantes da LoMo. Além de câmeras e acessórios, o espaço também oferece cursos e organizar passeios fotográficos coletivos, os famosos “roles Lomográficos”.


A partir de outubro, a loja da Lomographic apresentará uma agenda cheia de atividades aos interessados em aprender e compartilhar um único assunto: câmeras LoMo, sejam dicas de uso, cursos específicos, técnicas fotográficas ou histórias baratas não registradas. Até o dia 20/10, haverá também uma “Pop Up Store” (quiosque) da LoMo dentro da loja da Farm, também em Ipanema. Depois de aprender um pouco sobre o conceito, conferir os modelos disponíveis e escolher por onde começar é X!!! (“bater”)...  Porém, para ver se as fotos ficaram boas, teremos que esperar até a revelação. Depois nos conte, até breve!!!

Para saber mais sobre a Lomographic, acesse o site da loja, ou a página do facebook. 

Curta a nossa facebook page! facebook.com/ctrlaltrio