segunda-feira, 24 de setembro de 2012

#54

Livro-poster Canção: na transgressão

Para lançar a primeira edição do projeto, a artista e idealizadora Coral Michelin inaugura nesta terça, na Homegrown, uma mostra com 11 páginas originais do livro. Vai... virar festa, depois na Ya-ya High-fi!

Para celebrar o sucesso da realização e o lançamento da primeira edição do Livro-poster Canção, um projeto que reúne 21 “artistas muitophodas” da arte urbana, ilustração, design e artes visuais, a idealizadora e atuante Coral Michelin toma a loja-galeria Homegrown (Rua Maria Quitéria, 98) com uma exposição que destaca 11 páginas originais desta publicação, ou seja, 11 telas inéditas de 35 x 50 cm. A inauguração da mostra ocorre nesta terça-feira, das 18h às 22h, e a comemoração continua no Studio RJ (Av. Viera Souto, 110), onde ocorre a festa  Ya-ya High-fi, com o DJ residente Marcelinho da Lua e os convidados Marcus Menezes (Digital Dubs) e Sistah. É só chegar!!!


Que o livro-pôster reúne 20 trabalhos inéditos, tudo bem. Mas, onde entra o “Canção” nesta história? Na verdade, a música já estava lá e, inclusive, serviu de inspiração para pautar a criação dos artistas, que também tinham a “transgressão” como tema. “Convidei 20 artistas que fizeram as ilustrações que compõem o livro. São todas ilustrações inéditas, feitas por uma dupla formada entre esses 21 artistas (contando comigo). Cada artista fez dois pôsteres, com exceção da Tatiana Castro e do Pedro Jardim, que fizeram um cada um. Eu fiz a curadoria de artistas, dei a temática do livro e fiz a escolha das músicas, com sugestões super bem-vindas dos artistas que participaram mais ativamente”, detalha Coral (na foto abaixo).


Além da transgressão, da interação das duplas e das músicas de Elis Regina, David Bowie, Chico Science, Krafwerk, Sex Pistols e Miles Davis, entre outros, todos os artistas convidados possuem o Rio em comum, sendo eles cariocas ou não. “A maioria é carioca, mas nem tanto. Nós temos o Rio em comum. Eu sou gaúcha, Amaral é de São Paulo, Tuomas é finlandês, Stêvz é mineiro, etc. O fato de sermos de vários lugares enriquece a mistura e os olhares para o que é criado”, afirma a ilustradora, design e idealizadora do projeto, que contou com a colaboração de 200 “investidores” e conseguiu arrecadar mais de R$ 25 mil no crowdfunding (catarse) para fechar sua primeira edição, que, por sua vez, saiu com 550 exemplares e ficará restrita aos colaboradores (venda de apenas 10). Aos demais interessados, o jeito é conferir a exposição e esperar, já que outros virão. “O projeto terá continuações, mas em um formato diferente (não formato físico do livro, o formato do projeto em si), e sem periodicidade definida - a princípio uma vez por ano”, completa a Coral Michelin.



Os artistas da primeira edição do Livro-poster Canção: Ana Escorse, André Amaral, Bruno Big Carneiro, Carlos Bobi, Cláudio Gil, Coral Michelin, Estêvão Vieira, Gabriela Irigoyen, João Lelo, João Sánchez, Márcio Bunys, Mariana Mansur, Maurício Planel, Pedro Jardim, Pedro Themoteo, Rafo Castro, Tatiana Castro, Tuomas Saikkonen, Victor Rocmed, Vivian França e Wesley Combone.

Para mais informações: livroposter.blogspot.com.br

Acompanhe nossa página no Facebook e Twitter.