sábado, 4 de agosto de 2012

#47

The Rio You: o doce olhar de Patrícia

Reunindo “fotografias em primeira pessoa”, o projeto The Rio You, de Patrícia Thompson, revela histórias de lares e interiores, mas não deixa os anfitriões de fora do foco. E você, conhece?   

Entre, não repare a bagunça. Pois bem, é fato que as características de uma casa podem revelar muita coisa sobre a personalidade de seus moradores, assim como os ambientes carregam memórias e vestígios capazes de descrever histórias impossíveis de serem escritas. Com intenção de passar adiante essas narrativas através de imagens, a fotógrafa carioca Patrícia Thompson, formada na Parsons School of Design e nas movimentadas ruas de Manhattan, elaborou um curioso projeto de interiores para reunir esses causos todos: o The Rio You. “Não foi uma escolha pelo tema, mas sim uma descoberta. Gostava mais de andar fotografando pelas ruas de Nova York, onde morei por seis anos, do que ficar no estúdio fotografando moda ou portraits. Fotografava e estudava o conteúdo. A exploração da minha identidade artística foi um processo intuitivo; sempre fui mais atraída por construções e formas gráficas do que pessoas como tema”, revela Patrícia.


Após rodar o mundo e conhecer diferentes lugares inspiradores, a carioca da Big Apple, apaixonada por fotografia desde os tempos de escola, passou a compartilhar esses cenários, mas com foco em sua própria interpretação da história. A ideia surgiu ainda nos Estados Unidos, mas só foi desenvolvida e trabalhada no Rio, após seu retorno no meio do último ano. No entanto, a experiência adquirida na concrete jungle foi fundamental para essa realização, como adianta o próprio nome do site (The Rio You). “Tinha vontade de criar um projeto fotográfico sobre as casas das pessoas. Interesse meu em ver como a idéia de ‘lar’ varia de pessoa para pessoa e conhecer histórias de vidas contadas através de seu ambiente. Um projeto digital, ‘updated’ semanalmente, como uma forma de divulgar minha fotografia de interiores”, detalha a fotografa, ressaltando que, neste caso, “o valor da imagem está na capacidade de valorizar o ambiente”.


Dentro dos lares, mas sem querer ficar falando com as paredes, Patrícia começou a mudar sua postura de “fotógrafa voyeur” para “fotógrafa em primeira pessoa” e, com isso, passou a enquadrar melhor sua convivência com o anfitrião. Ou seja, além das descritivas imagens e de sua “viagem visual”, a fotógrafa carioca sentiu a necessidade de falar mais sobre sua experiência com o ambiente, um fato que, como Patrícia mesmo defende, tornou os “posts mais narrados e íntimos”. “O texto foi uma característica que amadureceu ao longo do projeto. Como não sou escritora, gosto de colaborar com amigos jornalistas. Isso acelera meu processo de edição e me dá a oportunidade de compartilhar meu trabalho com profissionais que admiro”, explica. Com essa troca e complemento, as visitas fotográficas de Patrícia tornaram-se ainda mais interessantes; afinal, quem não se interessa por lar/interiores e design, se interessa pela vida alheia (rs!).


Apesar da exaltação do luxo e do requinte ser uma característica marcante e quase inevitável da fotografia de interiores, a proposta do The Rio You, neste aspecto, parece não ser restrita a essa espécie de padrão. “A verdade é que não dou preferência para ambientes de luxo; muitos são recomendados. Não conheço a maioria dos interiores antes de fotografá-los. Adoraria começar a fotografar no Vidigal, por exemplo, onde imagino ter casas muito especiais, com vista deslumbrante. O interessante é a variedade de lares, do Vidigal à Vieira Souto, uma casa vivida, onde o dono se envolveu em personalizar seu espaço”, aponta a fotógrafa sem disfarçar o entusiasmo: “Estou virando uma referência do tema, e as pessoas estão me procurando com mais freqüência. O The Rio You está crescendo e ainda tem muito para crescer. Quero que o projeto vire uma referência internacional, e adoraria viajar o mundo fotografando novos hotéis, fazendas antigas, casas de praia, etc... Sei que o melhor ainda está por vir!”.  Em outubro, por exemplo, Patrícia (na foto abaixo) apresentará uma exposição solo na Huma Art Projects, no Humaitá. The Rio You e você, conhece?


Confira a página do The Rio You - www.therioyou.com
Acompanhe nossa página no Facebook e Twitter.