segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

news

Novas Frequências é música nova no Oi
Dando prioridade aos artistas que custam a serem rotulados a gêneros específicos, que abusam do experimentalismo e que costumam ir muito além do comum em nome das novas formas de se fazer música, o Festival Novas Frequência chega a sua segunda edição com mais uma remessa de preciosas novidades em sua programação. Desta terça-feira (04) até domingo (09/12), oito atrações se revezam no palco do Oi Futuro Ipanema, sendo um “prata da casa” – o carioca Cadu Tenório (Sobre a Máquina, VICTIM!, Santa Rosa’s Family Tree e Ceticências) – e mais sete internacionais, todas inéditas: Pole (Alemanha), Actress (Inglaterra), Maria Minerva (Estônia), Lenticular Clouds (Espanha), Julianna Barwick (Estados Unidos), Hype Williams (Inglaterra) e Prince Rama (Estados Unidos), o duo formado pelas irmãs Taraka e Nimai Larson, que inaugura a série com uma inusitada mistura de rock psicodélico e influências orientais.

“São artistas difíceis de serem rotulados a gêneros específicos, tamanha é a mistura, o experimentalismo e o gosto pelo desconhecido. Mas algumas questões e palavras-chaves os unem conceitualmente, como: minimalismo, repetição, erro, desconstrução, transcendência, religião, distopia, o uso criativo de samples, a estética lo-fi e o som pelo som”, descreve o curador e idealizador Chico Dub, que deu vida ao projeto ao lado da produtora Tathiana Lopes. Apesar de não seguirem a habitual instrumentação e de não se restringirem ao palco, esses artistas traçam promissoras carreiras, lançam conceituados trabalhos - muitas vezes sem grandes ambições - de maneira própria e independente. É o som de agora, mas de olho no futuro.

Ligado diretamente à vanguarda da música contemporânea internacional, a chamada "nova música", o Novas Frequências parte em busca de respostas sobre “o que é música” e, por isso, já se posiciona com grande destaque ao apostar na diversidade e naqueles que prezam pelo uso criativo das ferramentas tecnológicas – no “fine arts” da música de hoje, ou seja, da música “moderna”. Seguindo esta receita, mas sem ordenar seus ingredientes, o festival espera repetir o sucesso do último ano e, agora, com uma edição também em São Paulo, na primeira ação do projeto Queremos fora do Rio. Na terra da garoa, no entanto, serão apenas três das oito atrações escalada aos cariocas. É muito som novo, desconhecido e, ao mesmo  tempo, único, não dá para ficar de fora, ainda mais para aqueles que gostam de música (boa).



Saiba mais sobre artistas e programação, aqui.

Oi Futuro Ipanema
Rua: Visconde de Pirajá, 54. Ipanema.
Ingressos: R$ 15 R$ 7,50 (meia)

Acompanhe nossa página no Facebook e Twitter