quinta-feira, 31 de maio de 2012

news

“Cena Brasil” traz teatro gringo ao Rio

Desta sexta-feira (01) até o dia 11 de junho, a cidade do Rio de Janeiro vira palco do “Cena Brasil Internacional”, festival teatral que apresentará 23 espetáculos ao público carioca, sendo 14 nacionais e mais nove de companhias estrangeiras. Com 16 peças inéditas em sua programação, o evento será apresentado em quatro espaços: CCBB, Praça dos Correios, Casa França-Brasil e no restaurante Cais do Oriente. Os ingressos terão preços populares, de R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia), e algumas atrações ainda terão entrada franca. É para aplaudir de pé, sem dúvida!

Entre as companhias estrangeiras, aparecem a belga Point Zero, com “Três Velhas” e “A Escola de Ventriloquos”; a espanhola La Varanda, com “Ninguém quer Acreditar”, e a portuguesa Teatro Marionetas do Porto, que, com mais de 35 espetáculos no currículo, apresenta a peça “Frágil”. A National Theatre of Scotland, com suas montagens em locais incomuns, também marca presença no festival com “A Estranha Ruína de Prudencia Hart”, enquanto a programação ainda inclui mais duas companhias colombianas e uma chilena. Entre as nacionais, os destaques são os grupos Armazém Companhia de Teatro e o Amok Teatro, que fazem as estréias nacionais de “A Marca da Água” e “Histórias de Família”, respectivamente.

Além dos espetáculos, todas as companhias que participam do Cena Brasil Internacional também apresentarão uma série de workshops, residências artísticas, palestras e oficinas – todas abertas ao público. No desfecho do festival organizado pelo (ex)advogado e produtor teatral Sérgio Saboya, dia 11 de junho, o CCBB ainda sediará um grande fórum para selecionar as quatro companhias nacionais que serão premiadas com exibições em festivais internacionais, mais especificamente o de Avignon (França) e o de Edimburgo (Escócia). Mas, neste verdadeiro intercâmbio teatral, quem ganha mesmo é o povo, que, para incentivar eventos como esse, tem a obrigação de conferir... a programação completa em:  www.cenabrasilinternacional.com.br.