segunda-feira, 28 de maio de 2012

news

Mural Itália-Brasil pinta Gil e Vidigal

Quem passou pela Cinelândia neste início de semana certamente pôde reparar a nova cara do respirador da estação do metrô, na Praça Mahatma Gandhi. É que o painel de dez metros com a imagem de Gilberto Gil, que completa 70 anos agora em junho, não passa despercebida nem mesmo aos olhos de quem está habituado a andar apressado pelo local. Entre Ayrton Senna, Oscar Niemeyer, Carmem Miranda e Pelé, o artista baiano e ex-ministro da Cultura acabou sendo o escolhido para ilustrar o trabalho de Walter “Wally” Contipeli e da mulher, Alessandra “Alita” Montanari, do coletivo Orticanoodles, de Milão - ambos especialistas em estêncil com ícones pop, como comprova o presente dado ao cantor e ao centro do Rio.

A ação do casal italiano integra o projeto “Mural Itália-Brasil”, que explora a mistura de conceitos de arte urbana entre artistas de ambos os países e possui curadoria de Marco Antonio Teobaldo. Depois de passar por Brasília e Salvador, a parceria chegou ao Rio e ainda trouxe o paulista Ozi Duarte, que homenageou os cariocas com uma versão contemporânea de São Sebastião, o santo padroeiro da cidade. Inspirado na imagem de Pietro Perugino, um pintor renascentista do séc XV, o artista grafou o seu “Menino do Rio” no outro lado do (agora) famoso respirador do metrô Cinelândia. Além da intervenção no centro, o projeto também levou suas cores à comunidade do Vidigal, local que até pouco tempo atrás, assim como o tal do respirador, parecia passar despercebido pela cidade, ou era abordado somente em enquadros.

Surpresos com a segurança e a tranqüilidade da comunidade, o casal de artistas italianos, que ganhou notoriedade com retratos hiper-realistas de Frida Kahlo, Andy Warhol e Margaret Thatcher, subiram o morro como se estivessem em Milão para darem “toques especiais” nas paredes do Vidigal. Entre as ruas, becos e vielas, locais onde a arte habitualmente não costuma passar, aparecem a imagem do pintor espanhol Pablo Picasso, do artista e ativista social Keith Haring e da italiana Rita Levi-Montalsini, de 103 anos, Prêmio Nobel de Medicina. Já Ozi, que também marcou presença no Vidigal, apresentou um Lênin tirando truques da cartola, como se fosse um mágico nada simpático. Após percorrer as três cidades, o projeto será concluído com uma exposição contendo uma seleção de imagens dos trabalhos  realizados por todos os artistas envolvidos. Essa mostra deverá ser aberta ao público a partir do dia 25 de junho. Fiquem ligados, nas paredes!

Saibam mais sobre o “Mural Itália-Brasil”: http://muralitaliabrasil.com/