sexta-feira, 9 de agosto de 2013

#87

Fluxo: um novo movimento à vista

Simbolizando toda efervescência da atual fase da cena eletrônica carioca, o agito da vez convoca os mais dispostos para um dançante pós-praia aos domingos no  Cantagalo. Fala aí, Deperon... 

Em um momento em que os amantes das pistas se encontram eufóricos com tamanha efervescência da cena underground carioca, que colhe os frutos do tão cantado “amadurecimento” - com o lançamento do selo Fosfobox Records, o canal da Brainwaxtv, a (re)abertura dos clubs Cave (ex-0n11) e La Paz e a constante aparição de artistas internacionais, revelações locais e novos projetos, para não entrar em mais detalhes -, uma festa chega para resumir essa nova realidade em uma só palavra: Fluxo. Idealizado pelo produtor Fernando Deperon, o mesmo da Me Gusta e Mescla, e pelo DJ David Skullb, o agito da vez se mostra, no mínimo, surpreendente, tanto pelo preço e local quanto pela data e escolha dos DJs. A prova disso é que a festa será realizada aos domingos no alto do Cantagalo (bar Gilda) e, o melhor, a R$ 15, enquanto a primeira edição, como um aperitivo do que virá pela frente, será realizada no domingo (01/09) e contará com a sonoridade de Skullb, Brazilian Wax (Pedro Piu),  Nepal e o paulistano Marcello VOR, que anda pela cidade com seu projeto Break A Leg, uma parceria com Dani Souto. Essa é para todos fluírem na mesma corrente e, como diz o próprio produtor, começarem a semana no astral.


“Estava pensando em criar algo ‘outdoor’ há muito tempo, justamente para tentar explorar mais a energia contida fora dos clubs. Posteriormente, junto com David Skullb, fui ver uma locação na Barra, a qual não se mostrou muito interessante. Depois ele veio com essa história do bar Gilda. Quando fomos lá e pude ver o visual e a vista do local, eu desacreditei. Nunca vi nada assim na minha vida”, descreve Deperon sem esconder a alegria de proporcionar o que classificou como “evento do bem”. Isso porque, além das inovações citadas, a festa ainda traz a preocupação de apresentar um novo ponto de vista da cidade à comunidade local e vice-versa. “A Fluxo é um movimento que não pára, que serve para conectar pessoas e música. O preço mais acessível é para dar oportunidade de todos entrarem igualmente. Estamos entrando no território deles, nada mais justo”, completa o produtor, que também faz questão de ressaltar que a festa chegará com uma proposta sonora mais groove, mais soul e funkeada, ou seja, sem pancadão. “Se chegasse com uma technera por lá, a galera iria pirar”, brinca o produtor carioca.


A nova festa do alto do Cantagalo, que a princípio está programada para ocorrer das 16h às 22h, carrega toda energia carioca do pós-praia, no maior bermudão e chileno mesmo. A informalidade defendida, no entanto, não está ligada à falta de qualidade no serviço e atendimento, mas sim ao estado de espírito leve e ao conforto... coisas do Rio de Janeiro. A própria escolha da domingueira e do local, restrito a aproximadamente 120 pessoas, reflete essa preocupação do projeto, assim como a ausência de um DJ residente. Em relação ao fato da festa ocorrer no alto do morro, assim como no Vidigal e em outras comunidades, o produtor, além de não ver problema, exalta que essa característica se adapta perfeitamente a proposta da Fluxo. “Antigamente, o público tinha certo receio em subir o morro, e mais por conta da falta de oportunidade. Essa é uma chance das pessoas conhecerem um pouco mais a cidade e a valorizar o que temos, um novo local a ser descoberto”, aponta Deperon, que ainda reforça a receita: “Quero ver todo mundo curtindo o evento e aquele visual incrível da laje, com direito a um por do sol deitado em espreguiçadeiras e numa relax total”.  Seguir o fluxo, neste caso, não há problema; o pós-praia do domingo está garantido.

Bar Gilda - Cantagalo 
Entrada: R$15,00

Curta nossa página no Facebook.