sábado, 28 de setembro de 2013

news

Festival do Rio: 15 dias de puro cinema
 
 
Em meio a um protesto de manifestantes que ocupavam as escadarias da Câmara de Vereadores, o Festival do Rio deu início a sua 15ª edição na noite da última quinta-feira (26/10) no Cine Odeon amparado em sua já conhecida proposta: transformar a cidade maravilhosa na capital mundial do cinema. Para isso, até o próximo dia 10 de outubro, a maior mostra audiovisual latino-americana apresentará aos cariocas 380 filmes - sendo 147 documentários -, a maioria inédito e muitos outros que nem vão chegar às salas de cinema.

Além das inúmeras mostras, muitas delas competitivas, e da principal Premiére Brasil, que “acompanhou as mudanças do cinema nacional” - como a diretora executiva Ilda Santiago faz questão de ressaltar -, o evento mais aguardado pelos cinéfilos de Redentor também conta com filmes de mais de 60 países, inclusive de diretores famosos o bastante para serem Steven Soderbergh, Woody Allen e Gus van Sant.

Inspirado no belo trabalho de identidade visual realizado pelo artista carioca Marcelo Ment, o Ctrl+Alt+Rio elaborou uma lista com 13 filmes para serem acompanhados nesses 15 dias de programação, embora tenham muitos outros não menos imperdíveis, assim como as disputadas sessões com diretores convidados. Abaixo, confira a sinopse e os horários dos tais circulados em vermelho.
 
***
 
Amazônia – O Planeta Verde

Inteiramente rodado em 3D, a produção franco-brasileira, assinada pelo diretor Thierry Ragobert (O Planeta Branco, 2006), se mostra como uma verdadeira viagem pela floresta amazônica, mas, neste caso, a partir do ponto de vista de um macaco prego – o único sobrevivente (de um acidente de avião). Através dos olhos de Kong, nome do abençoado macaquinho inspirado no Carlitos do Chaplin, o longa que abriu o Festival do Rio (e encerrou o Festival de Veneza) desvenda os mistérios da fauna e da flora da maior floresta tropical do planeta em toda a sua complexidade. Trata-se da maior produção cinematográfica já realizada na Amazônia.

 

Sexta-feira, 27/09. 19h30 - Cine Carioca.
Sábado, 28/09. 16h30 – São Luiz 3.


Behind the Candelabra

Há muito tempo atrás, antes do mito Elvis, existia um pianista chamado Liberace. Ele era uma pessoa excêntrica e com atitudes de extrema extravagância, principalmente na maneira de se vestir (todo cheio de luzes já naquela época). Sendo mundialmente conhecido, Liberace tinha uma base de fãs muito leal e que o acompanhou durante os seus 40 anos de carreira. Em 1977, no entanto, ele se apaixona por um estranho jovem: Scott Thorson, com quem viveu um romance secreto de cinco anos. O filme retrata o cenário mais íntimo desta tempestuosa relação - do primeiro encontro em Vegas até o momento da ruptura (em público). O que podemos esperar desta trama? Atuações excepcionais do ator Michael Douglas (Liberace) e Matt Damon (Scott Thorson) em mais uma afiada direção de Steven Soderbergh, quem, de acordo com alguns sites especializados, poderia estar exibindo seu último filme.

 

Sexta-feira, 04/10. 23h59 – Odeon Petrobras.
Quarta-feira, 09/10. 21h30 – Roxy 3.

Blue Jasmine

Woody Allen troca a cidade de Nova York por San Francisco em sua nova comédia dramática, intitulada Blue Jasmine e centrada na personagem brilhantemente interpretada por Cate Blanchett – o que engrandece e muito o filme, que, apesar de não fugir muito da velha receita de Allen, vem sendo apontado como um dos melhores filmes do cineasta. Jasmine dá início à trama ao ver sua vida destroçada com a separação do marido, o rico empresário Hal (Alec Baldwin). Sem dinheiro, ofício e esperança, a socialite de Manhattan encontra o apoio de sua irmã para tocar sua vida sob efeitos de antidepressivos em San Francisco, onde também causará bastante incômodo com suas frustrações. No entanto, no final, ela consegue se redimir e aceitar os fatos, ou seja, encontrar um pouco de paz consigo mesma e alcançar sua independência.
 

Domingo, 29/09. 21h30 - Cinemark Downtown
Segunda-feira, 30/09. 19h - Cinemark Downtown
Quarta-feira, 02/10. 16h30 e 21h30 - Roxy 3
Sexta-feira, 04/10. 14h e 19h - Leblon 2
Quinta-feira, 10/10. 15h40 e 22h20 – Est. Vivo Gávea 5

 
Gravidade

Protagonizado por Sandra Bullock e George Clooney, o suspense do diretor Alfonso Cuaron, que, inclusive, contou com a ajuda do filho, tinha todos elementos para ser um filme nível Perigo em Alto Mar  no espaço, mas, por ser visualmente fantástico, a trama até que acaba sendo bem digerida e, no final, até surpreende.  Nesta, Bullock vive uma engenheira médica que se prepara para realizar sua primeira viagem espacial, justamente ao lado de Clooney, o veterano astronauta Matt Kowalsky. O filme, que abriu a última edição do Festival de Cannes, agradou a crítica francesa e, por isso, chega ao Rio com ares de destaque.

 
Sábado, 28/09. 23h59 - Odeon Petrobras
Quinta-feira, 03/10. 14h e 19h - São Luiz 3
Segunda, 07/10. 16h30 e 21h30 - Leblon 2
Quinta, 10/10. 21h30 - Cinemark Downtown


The Zero Theorem

Qohen Leth é um gênio da computação que vive em um universo dominado por grandes corporações, assim como o nosso. Sofrendo de uma profundo angústia existencial, ele trabalha sob as ordens de uma figura sombria conhecida como “Gerente”. Neste quadro tão familiar em nossa sociedade, sua missão é resolver o tal Teorema Zero, uma fórmula matemática que finalmente revelará o verdadeiro sentido da vida. Seu trabalho, no entanto, é constantemente interrompido por visitas da sedutora Bainsley e de Bob, o filho adolescente do Gerente. O filme, que já passou pelo Festival de Toronto e pela mostra competitiva do Festival de Veneza, marca a volta do diretor Terry Gillian (“Brazil: O filme” e “12 Macacos”) à ficção científica. Isso mesmo, trata-se de uma ficção científica.

 
Segunda-feira, 30/09. 16h30 e 21h30 – Leblon 2
Terça-feira, 01/10. 14h30 e 21h30 – Estação Botafogo 1
Quinta-feira, 03/10. 14h e 19h – Roxy 3

 
A Garota de Lugar Nenhum

Dirigido e protagonizado por Jean-Claude Brisseau, o filme se destaca por trabalhar narrativas íntimas e corajosas, uma marca registrada do cineasta, que, inclusive, optou por rodar o longa-metragem em sua própria casa. Vencedor do Leopardo de Ouro do Festival de Locarno em 2012, o filme esmiúça a rotina solitária de Michel, a qual é alterada radicalmente quando Dora - uma jovem de 26 anos - chega para viver em seu apartamento. Mesmo inesperada, a relação traz frescor à vida do professor de matemática aposentado, que se redescobre em sensações até então esquecidas. No entanto, seu lar gradualmente se torna cenário de misteriosos acontecimentos.

 

Sábado, 28/09. 14h30 e 21h30 – Estação Rio 1
Terça-feira, 01/10. 16h30 e 21h30 – São Luiz 3.
Quinta-feira, 03/10. 17h20 – Estação Ipanema 1

  
Heli

Após ter causado um grande alvoroço no Festival de Cinema de Cannes, de onde saiu com o prêmio de melhor direção - dado a Amat Escalante (Sangre, 2005. e Os Bastardos, 2008.) -, o filme é capaz de chocar a todos com suas cenas de violência realista, sem filtro mesmo. No entanto, a trama se baseia na aventura amorosa de Estela, uma menina de 12 anos que vive em uma pequena cidade mexicana e se apaixona perdidamente por um jovem cadete da polícia. Ele quer fugir com ela para se casar e, para realizar tal sonho, desvia alguns pacotes de droga. Mas, quem pagará pela mancada será a família de Estela, que passará a enfrentar a violência que devasta a região. Trata-se de um seco retrato da sociedade mexicana contemporânea.

 

Quinta-feira, 03/10. 14h15 e 21h15 – Estação Rio 2
Quinta-feira, 10/10. 17h e 21h30 – Estação Rio 1

 
The Green Inferno
 
A militante Justine se une a um grupo de radicais para uma nobre missão: interromper o desmatamento ilegal em uma selva peruana, atividade que coloca em risco a vida de uma isolada tribo amazônica. Munidos de boas intenções e celulares com câmera, o grupo voa para a América Latina confiantes para realizar a missão proposta, mas, com a queda do avião no meio da selva, a euforia ganha contornos trágicos e luta se restringe apenas a sobrevivência. Agora, eles serão o jantar do povo que pretendiam proteger. O filme em questão é uma sangrenta homenagem do diretor Eli Roth (O Albergue) aos filmes italianos de canibais do final dos anos 1970 e recebeu muitos aplausos no Festival de Toronto.

 

Sexta-feira, 04/10. 23h45 - Estação Rio 2
Domingo, 06/10. 16h30 e 21h30 - Cinepolis Lagoon
Terça-feira, 08/10. 16h30 e 21h30 - Roxy 3
Quinta-feira, 10/10. 13h30 e 20h - Est Vivo Gávea 5
 
Documentários
 
 
Sacro Gra

Espécie de rodoanel de Roma, a Grande Raccordo Anulare é a mais extensa via urbana da capital italiana e o local ideal para o intrigante documentário de Gianfranco Rosi. Isso porque, o filme em questão simplesmente se baseia na vida das pessoas que vivem às margens da estrada e também da sociedade. Entre inúmeras figuras enigmáticas, destacam-se Paolo e a filha Amelia, que foram transferidos do Norte de Itália, aparente sem razão, para um novo conjunto habitacional na região. Outro ponto alto é a aparição de um casal de prostitutas idosas e duas go go dancer, entre outras. Para completar, Santo Gra foi o primeiro documentário da história a ganhar um Leão de Ouro no Festival de Veneza.

 
Terça-feira, 08/10. 19h - Estação Botafogo 1
Quarta-feira, 09/10. 21h40 - Estação Ipanema 1
Quinta-feira, 10/10. 13h30 e 19h40 - São Luiz 3
 

I Love Kuduro
 
Na mesma medida em que a internet conectou o mundo em uma única rede, gêneros musicais oriundo das mais diversas periferias começaram a ser reconhecidos como partes de uma mesma cena global. Assim ocorreu com o funk carioca, moombahton, ghettotech, raggamuffin e, talvez o mais recente deles, o kuduro. Nascido nas periferias de Luanda, em Angola, o gênero destruído na voz de Latino é o foco do novo documentário do português Mario Patrocínio, o mesmo que também retratou o cotidiano dos moradores no Complexo do Alemão. Com beats pesados, graves distorcidos, letras afiadas e uma peculiar sensualidade, este gênero se mostra como uma verdadeira febre em Angola - um movimento cultural -, enquanto o diretor evidência a influência do ritmo através do cotidiano de algumas irreverentes estrelas locais.

 
Segunda-feira, 30/09. 19h15 - Odeon Petrobras
Quarta-feira, 02/10. 14h - Oi Futuro Ipanema
Sexta-feira, 04/10. 19:30 - Cine Carioca
Quinta-feira, 10/10. 17h40 - Estação Rio 2

 
Pussy Riot : A Punk Prayer

Em fevereiro de 2012, três integrantes do grupo de punk rock feminista Pussy Riot participaram de um protesto na catedral de Cristo Salvador, em Moscou, contra a união entre Igreja e Estado perpetrada pelo presidente russo Vladimir Putin. Elas foram presas e acusadas de crime de intolerância religiosa, protagonizando um julgamento que chamou a atenção do mundo todo para a sociedade russa contemporânea. Este documentário revela os bastidores do julgamento com imagens de arquivo inéditas, além de contar com entrevistas com familiares das acusadas e advogados de defesa do caso. A filme sobre oração punk do grupo feminista foi um dos destaques do Festival Sundance 2013.

 

Quinta-feira, 03/10. 14h e 21h15 - Estação Botafogo 1
Sexta-feria, 04/10. 20h - Est Vivo Gávea 5
Quarta-feira, 09/10. 19h15 São Luiz 4

 
Metallica: Through The Never 3D

Após uma apresentação convicente no Rock in Rio, o Metallica volta ao Rio, mas, desta vez, com o filme-concerto Through The Never, dirigido pelo diretor Nimród Antal. Aliás, a trilha sonora do filme serviu de base para o set list do recente show em terras cariocas – é quase o mesmo show, mas com historinhas e em 3D. Com um legado de barulho, excessos e álcool, o Metallica deu sobrevida ao heavy metal, transformando a banda em um dos maiores nomes da indústria fonográfica na década de 90. Neste filme-concerto pós-apocalíptico, o diretor de longas de ação narra a saga de Dane, um roadie da banda que é enviado para o inferno. Paralelamente, o Metallica nos apresenta seu novo espetáculo. Será uma única exibição.

 

Quinta-feira, 03/10. 23h59 - Estação Botafogo
 
Programação completa no site oficial
Acompanhe nossa página no Facebook