sábado, 3 de agosto de 2013

#84

Rafael Uzai: Arte à vista!!!

Intitulada "Navegando em Terra Firme", a primeira e esperada individual do artista carioca será aberta ao público a partir deste sábado (03/08) na galeria Homegrown. É só chegar...   

"Explorar tudo que existe dentro da atmosfera do planeta e usufruir de forma equilibrada os bens que a natureza nos proporcionou". É com essas palavras que o artista carioca Rafael Uzai nos resume o significado de “Navegando em Terra Firme”, expressão que se remete a fusão entre os elementos e dá nome a sua primeira e esperada individual, em cartaz a partir deste sábado (03/08) na loja-galeria Homegrown. Usando a madeira como principal matéria para dar forma a essa "viagem" e tendo o mar, as montanhas recheadas de arvores e o próprio Rio como inspiração, Rafa mergulha céu adentro para nos apresentar um trabalho sólido e, ao mesmo tempo, surpreendente, cujo objetivo das imagens é enfatizar a simplicidade e o rústico dentro disso tudo, enquanto a riqueza, neste caso, parece estar mais ligada à leveza de espirito... Se navegar é preciso, apareça lá para conferir!!!



Apesar de ter iniciado sua trajetória no universo artístico com o graffiti ainda aos 14 anos – até por influência do irmão mais velho, o também artista Léo Uzai -, Rafael não teve pressa em trabalhar em cima de sua primeira exposição, ao contrário, preferiu ter calma e deixar as coisas fluírem naturalmente. “Acredito que as coisas acontecem na hora em que devem acontecer. O convite chegou em uma hora em que a minha linha de trabalho se mostra bem definida”, aponta o artista, que também adianta o que pretende mostrar ao público em sua primeira individual: “Apresentarei coisas simples. Até então, não pintei nenhuma tela e não sei se as canvas vão aparecer dessa vez. Optei por usar mais papel e madeira”. No dia da inauguração da mostra, Rafa também apresentará os modelos de óculos assinados com o pessoal da Zerezes. “Serão 10 unidades numeradas e ainda não vi como ficou, mas acho que vai ficar bacana”, completa.

Em relação à influência adquirida pelo trabalho desenvolvido pelo irmão, que, por sinal, arrancou muitos elogios com sua exposição na mesma Homegrown, Rafael se mostra convicto, mas, por outro lado, não deixa de exaltar as singularidades em questão.  “Meu irmão me influenciou desde cedo pela troca que sempre tivemos, troca de informação e gostos. Nosso estilo é bem diferente na hora de pintar. Eu falo pastel, e ele fala fluor”, brinca o artista. Embora cada um tenha um estilo bem próprio, uma exposição em conjunto não é descartada – uma Uzais, por exemplo. Já pintamos alguns painéis na rua, entre outros trabalhos. Essa ideia de expor juntos vai vir em alguma hora sim, já conversamos sobre isso mais de uma vez”, conclui o artista.




Navegando em Terra Firme
Rua: Maria Quitéria, 68. Ipanema.
De sábado (03/08) até 24/08.
Abertura: das 18h às 22h. .


Acompanhe nossa página no Facebook