terça-feira, 8 de maio de 2012

news

CCBB mostra Ingmar Bergman aos cariocas

Morte, solidão, fé e muitos outros temas que afligem e fazem parte da natureza humana sempre estiveram diante das lentes de Ingmar Bergman (1918 – 2007) – o maior cineasta de todos os tempos, segundo Woody Allen. Com intenção de (re)apresentar grande parte desta obra ao público carioca, o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a partir desta terça-feira (08/05) uma verdadeira retrospectiva da obra do diretor sueco, a maior e mais completa que o país já recebeu.

Até o dia 10 de junho, quando a mostra partirá para São Paulo, os cariocas poderão ver e rever 52 produções em tela grande e mais quatro documentários sobre a vida (o cinema) de Bergman, premiado sete vezes no festival de cinema de Cannes e vencedor de três prêmios Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com “A Fonte da Donzela”, “Através de Um Espelho” e “Fanny e Alexandre” – que estarão na mostra. “O Sétimo Selo” e “Morangos Silvestres” também se destacam na programação, assim como “O Olho do Diabo” e “Rumo à Felicidade” – tidos como inéditos.

Além dos filmes vindos diretamente do Swedish Film Institute, a mostra Ingmar Bergman, que conta com curadoria de Giscard Lucas, ainda marcará o lançamento de um livro-catálogo com uma série de ensaios, entrevistas e filmografia ilustrada.  Para justificar de vez o peso "de mais completa", a retrospectiva também  será acompanhada de um encontro com o documentarista Stig Björkman (“Imagens do Playground” e “Mas o Cinema é Minha Amante”) e do curso "O Cinema de Ingmar Bergman", que será ministrado pelo crítico Sérgio Rizzo a partir do dia 29.

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro (21) 3808-2020
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 21h.

Acompanhe nossa página no Facebook e no Twitter