terça-feira, 6 de setembro de 2011

#4

Microexpo.: minoria parte de nós

Com algumas fotos no bolso, Rafael Puetter leva sua “microexposição” para orla do Leblon com intenção de exaltar a beleza contida em grupos minoritários.

Não se trata de uma quarta-feira (07/09) qualquer. Diferente das outras, essa ficará mais conhecida como o dia de feriado, independente da independência. As pessoas caminham pela bela e fantasiosa orla do Leblon (Av. Delfim Moreira). Passando por entre os vãos dos luxuosos prédios, o sol começa a iluminar um perfeito cenário para se falar de... MINORIAS? É, isso mesmo, esse é o propósito da “microexposição” elaborada por Rafael Puetter, que levará algumas de suas fotos para buscar um diálogo com os demais. A montagem ficará de frente à Rua José Linhares (no meio-fio), ainda na orla do Leblon, das 9h às 19h. 

Apesar de não ser muito comum, o conceito de “microexposição” explorado por Rafael Puetter possui propósitos que vão além da facilidade em transportar, mesmo estas sendo uma característica bem favorável. “O propósito é fazer com que as pessoas reflitam e passem a buscar mudanças nas atitudes do dia-a-dia que, despercebidas, ajudam a contribuir para uma maior fragmentação da nossa sociedade”, afirma Rafael Puetter.


Em um país carregado de contradições, o conceito de “minorias” acaba sendo subjetivo demais para alcançarmos uma conclusão. “Eu não gosto da palavra minoria. Isso porque ela nos traz uma idéia de maior contra menor, o que não faz muito sentido. Muitas vezes os números absolutos não se justificam. Por exemplo, os negros no Brasil são considerados um grupo minoritário, quando na verdade o Brasil é um país essencialmente negro”, complementa Rafael.

O fato de estar ligado a uma minoria também não quer dizer que você sofra com algum tipo de preconceito. Aliás, cada vez mais as minorias são relacionadas como privilégios. “Entendo o conceito de minorias privilegiadas, mas elas não são o foco do meu trabalho. O brasileiro é muito fascinado pelo "curralzinho VIP" e tratamento diferenciado. Mas, enquanto minorias privilegiadas estiverem crescendo, maior será o distanciamento das minorias oprimidas e mais fragmentada será nossa sociedade, completa.

Cada pessoa que passar pela microexposição levará somente um minuto para acompanhar todas as imagens, que, por sinal, irá traçar uma comparação entre as minorias ocultas e as obras de artes expostas em Museu. Agora, as fotos captadas por Rafael Puetter ao longo de sua jornada ganham um novo sentido: exaltar as belezas existentes nos grupos minoritários da nossa gente.


http://www.youtube.com/watch?v=H5llNK8Zi7s&feature=player_embedded


Para conhecer um pouco mais do trabalho de Rafael Puetter acesse:
http://acaiconceitual.tumblr.com/ 
http://rafucko.wordpress.com/