quarta-feira, 29 de agosto de 2012

#52

Brotherhood: irmandade na pista

Celebrando mais um aniversário dos DJs e anfitriões Ricardo Estrella e Nana Torres, a festa apresenta o alemão Martin Eyerer e muito mais no Fosfobox. É nesta sexta-feira (31), irmandade!

Criada de maneira despretensiosa há quatro anos para celebrar o aniversário dos DJs e idealizadores Ricardo Estrella e Nana Torres, a festa Brotherhood – nome que surgiu apenas na última edição, quando ganhou uma nova cara sob o conceito da “irmandade” – aparece como um ótimo exemplo para se falar do já famoso “amadurecimento da cena eletrônica carioca”, mas, diante do line-up da vez, isso seria como chover no molhado. Em uma parceria com a festa Level, do casal Flow & Zeo, a Brotherhood desta próxima sexta-feira (31/08), no Fosfobox, apresenta o headliner Martin Eyerer, que também celebra os sete anos de sua gravadora – a Kling Klong. Além do alemão e, é claro, dos aniversariantes, o agito ainda conta com um “vs” entre os paranaenses João Paulo Gromma - DJ indicado ao prêmio de revelação do Rio Music Conference 2012, entregue a Estrella -, e Malcon Costa, além dos paulistas Glen, que anda flertando com um dos maiores produtores da atualidade, Maceo Plex, e teve sua track “Boogie Mafioso” embalando as festas Off Sonar nas mãos de Danny Daze, e veterano Claudio Brio, fundador da Tropical Beats e um dos precursores do low bpm no Brasil, que sacode a poeira para presentear os amigos e, principalmente, os da bagunça. Como se não bastasse, no andar de cima, onde Nana começou “cortando as músicas” há cinco anos, o som fica por conta da festa Smash, que traz Ravi Fornari, Nicola Ragattieri, Pedro Isidoro e Betho (CWB), enquanto o VJ Diogo Mosciaro, do Studio DCM, assume as projeções e vídeo mapping. Celebr_ação é pouco!


“Quando fizeram a reforma do Fosfobox e o club passou a ter duas pistas, eles convidaram algumas pessoas do público para tocar suas seleções pessoais e me convidaram para fazer parte do projeto. Na primeira vez, toquei cortando as músicas porque não sabia mixar. No mês seguinte, me convidaram novamente. Ai resolvi que se fosse subir no palco uma segunda vez teria que aprender e merecer estar ali”, revela Nana Torres, um dos nomes em destaque na atual cena underground carioca, ao falar quando tudo "começou a começar". “Então, um amigo meu me emprestou um par de CDJ e um mixer, e eu ficava horas em casa treinando, com suporte e umas aulinhas do Ricardo Estrella e Krishna Gomes”, detalha a DJ, que, de certa forma, sempre esteve envolvida com a música, já que o pai, Fernando Torres, é baterista. “Percebi que não tinha jeito quando comecei a descobrir as formas de brincar com a música, de mixar, de montar a história do seu set, e que estava ficando sério quando pela primeira vez na vida consegui me imaginar fazendo algo para sempre”, completa Nana, que, para não tirar o foco da festa, ainda anuncia mais uma atração da Brotherhood: o DJ e produtor Stival, residente do Club Garage de Cuiabá, que vem para um “vs” no vinil com Ricardo Estrella.


Se o conceito da Brotherhood segue a linha da irmandade, a festa, que é fruto de amizades vindas de outros carnavais, cresce em torno e faz questão de manter essa relação, seja em suas futuras parcerias ou até mesmo na definição de suas atrações. Mas, como se conheceram? “Na verdade não me lembro do momento específico ou de ter sido apresentada ao Estrellinha. Ele era promoter da matine que eu frequentava, que, inclusive, o Matera era o DJ”, afirma a DJ anfitriã entre risos. “Ele era aquela pessoa que eu conhecia de vista. Depois nas festas eletrônicas ele era DJ, enquanto eu ainda apenas frequentava. Tínhamos muitos amigos em comum, quando nos demos conta já éramos amigos”, completa. Apesar do aniversário dos dois residentes, como o de qualquer outro, ser comemorado apenas uma vez ao ano, a festa de celebração não tem a obrigação de ser restrita somente a uma data. “Em breve, a Brotherhood terá uma on day edição especial no Sky Beach Club, em Balneário Camburiú,  em uma parceria com o See One. O line será composto pelos DJs que mais surpreenderam nas edições aqui no Rio de Janeiro. Estou muito animada, acredito que serão edições memoráveis.”, finaliza Nana.


Amigas, Freedance

Assim como o título de um antigo set assinado pela DJ carioca já adianta, “Inquietamina”, as novidades não param de sair da cartola. Isso porque, além da Brotherhood, Nana deverá apresentar mais um novo projeto, desta vez com a também amiga Rafa Canholato, “com quem aprendeu a tocar e tocava até dois anos atrás. “O projeto se chama Freedance e será em um local surpresa, com um som mais funk e, ao longo do evento, mais eletrônico. O conceito não é segregar e sim unir alguns estilos de música eletrônica boa”. Boa!

Fosfobox.
Rua: Siqueira Campos, 143. Copacabana.

Preço: R$ 30 (lista até 1h) até R$ 50 (na porta)

Lista amiga: listabrotherhood@gmail.com


Curta nossa página no Facebook e no Twitter