quinta-feira, 13 de setembro de 2012

#53

The Gift: mais de Portugal no Brasil

Dentro da programação do ano de Portugal no Brasil, a banda The Gift volta ao Rio neste sábado (15/09) para um show no Studio RJ e, de quebra, nos conta mais sobre a carreira. Bué da Fixe!!!

Estreitando os laços entre as culturas coirmãs e legitimando de vez este novo ciclo de imigração lusitana no Rio de Janeiro, o ano de Portugal no Brasil, que começou no último dia sete e se estenderá até junho de 2013, chega para quebrar aquele velho estereótipo do “vira-vira” e apresentar mais de 20 “eventos portugueses” aos cariocas, como exposições de artes plásticas (‘Exposição Vieira da Silva’ e ‘Exposição Rui Chafes’) e de fotografias, festival de cinema, shows, ballet, encontros literários (‘Vozes da Literatura Portuguesa’), oficinas de teatro e intervenções urbana - como as de Alexandre Farto a.k.a Vhils, que virá para presentear a cidade com suas famosas esculturas em grafite e também promover algumas palestras. Após o show de abertura de Milton Nascimento com a fadista Mariza, realizado na última quarta (12), no Theatro Municipal, o intercâmbio segue à tona com a banda The Gift, que volta ao Rio para realizar uma única apresentação neste sábado no Studio RJ. “Ô Maria...” é, vai nessa para (re)ver. É mistura no mais puro azeite!!!


Após uma memorável participação na última edição do Rock In Rio e “em seu melhor momento” – como aponta o tecladista e baixista John Gonçalves -, o quarteto de Alcobaça, formado em 1997 a partir da busca por novas experimentações e sonoridades, chega ao Rio com a mesma energia do início da carreira, mas sem esconder a maturidade de seus 18 anos de estrada. “As influências de hoje são diferentes do que eram quando começamos. Hoje há muitas músicas, muitos grupos, muitas sonoridades e tudo acessível de vários pontos do globo para Alcobaça - nossa pequena terra natal. Ao fim de todos estes anos temos uma sonoridade própria e tentamos sempre encontrar a nossa voz em cada disco ou espetáculo que fazemos. A Sónia, como vocalista, tem uma grande versatilidade e isso é uma característica que é nossa. Além disso, as composições e a maneira como utilizamos vários instrumentos e várias estéticas também é algo que consideramos parte essencial da nossa música”, descreve John, exaltando que a busca pelo novo, inclusive, se sobrepõe ao forte regionalismo lusitano, tanto que os The Gift cantam em inglês e, é claro, em português pá!


Formada pelos irmãos John e Nuno Gonçalves (tecladista e compositor), Miguel Ribeiro (guitarrista) e Sónia Tavares, a família The Gift, que mantém sua formação desde 1998 e já foi premiada com um Globo de Ouro e um MTV Europe Award, chega ao Brasil pela quarta vez em um momento de muita produtividade, incluindo a maternidade de sua carismática vocalista. Em menos de dois anos, foram dois álbuns lançados, uma turnê internacional e muitas apresentações memoráveis. “O disco ‘Primavera’ (2012) foi gravado em 10 dias e partiu de composições ao piano que Nuno tinha escrito. A estética foi definida antes e teria piano, voz íntima, guitarras acústicas, algumas eletrônicas subtis... Mas, não era claro que fossem editados esses temas num disco e ainda estávamos – como estamos – em plena turnê de ‘Explode’ (2011). A verdade é que gostamos muito do resultado e resolvemos editá-lo”, revela o baixista, que ainda explica a diferença entre os dois últimos trabalhos: “O disco ‘Explode’, gravado uns meses antes, é a antítese de ‘Primavera’, pois é uma grande produção, gravada em vários meses e produzida por Ken Nelson, que já trabalhou com Coldplay e Kings of Convenience. No entanto, ambos os discos tem em comum a ambição e a satisfação artística que muito nos preenchem neste momento”.


Morando no Rio de Janeiro há alguns meses, assim como muitos outros jovens portugueses, John Gonçalves não esconde a alegria de vivenciar outras culturas e também poder levar a sonoridade de sua banda para outros cantos. “Eu vivo no Rio desde Março e adoro a cidade. Aliás, todos nós adoramos. Achamos que é uma cidade que está em constante mudança e evolução cultural, com vários público, com musica e concertos muito atuais. Antigamente, pensava se que tudo era meio restrito a São Paulo e, neste momento, penso que o Rio está no mesmo nível. Ambas as cidades começam a ficar no nível de grandes cidades europeias e americanas. O ‘Queremos’, por exemplo, tem feito um trabalho notável em trazer projetos alternativos de qualidade” afirma John, que também faz questão de exaltar a importância do Ano de Portugal no Brasil: “O evento tem como objetivo mostrar o novo lado de Portugal, o lado mais moderno e o lado menos conhecido ao publico brasileiro, que, hoje, também é diferente do que era há uns anos atrás. É mais atento, mais informado e ambos os lados do atlântico tem noção que há preconceitos que não correspondem à realidade. Penso que num futuro próximo, Portugal e Brasil tem que olhar de frente e de braços abertos”.


“Ao fim de 18 anos, poder conquistar uma nova cidade e um novo país é a maior motivação que existe para um musico. Nós vamos dar o nosso melhor, a melhor energia e proporcionar a quem nos vê uma noite ‘histórica’”, garante John.

Saiba mais sobre o trabalho no site oficial dos The Gift

Studio RJ (21) 2523 1204 
Av. Vieira Souto, 110. Arpoador.
Ingresso: R$ 40 (inteira) R$20 (lista amiga)
http://studiorj.org/index.php

Acompanhe nossa página no Facebook e Twitter