terça-feira, 17 de julho de 2012

news

Mostra "Divina Comédia" na visão de Dalí

Apresentando uma coleção de 100 gravuras do pintor surrealista Salvador Dalí, todas inspiradas em uma das maiores obras da literatura mundial – “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri -, a exposição “Dalí: A Divina Comédia” impressiona ao trazer para o Rio de Janeiro um material tão precioso e “acidulante”. A mostra, que estreou nesta terça (17) e se estenderá até o dia 2 de setembro, encontra-se em cartaz na Caixa Cultural (Av. Almirante Barroso, 25). Imperdível.

Encomendada pelo governo italiano na década de 50 para celebrar os sete séculos desta obra, considerada o salto da transição do pensamento medieval ao renascentista, a coleção de 100 gravuras de Dalí foi elaborada justamente com a intenção de ilustrar o ácido texto de “Divina Comédia”, mas na sua visão surrealista – é claro. Apesar de ter feito gravuras para outras obras importantes, como “Alice no País das Maravilhas” e “Dom Quixote”, o gênio espanhol tem nessa série um de seus mais apreciados e respeitados trabalhos. O melhor, ao alcance de seus olhos (desacreditados).

As imagens surreais de Dalí inspiradas na “Divina Comédia”, obra que narra uma viagem por três mundos (Inferno, Purgatório e Paraíso) através dos personagens Dante (o homem), Beatriz (a fé) e Virgílio (a razão), também exaltam uma singularidade gritante na obra destes dois gênios. Neste caso, as gravuras presentes na mostra conduzem o publico à viagem imaginária de Dante, desde os círculos infernais na companhia de Virgílio, até ao centro da terra, onde encontram Lúcifer. Depois, o homem retorna à superfície para escalar a montanha do purgatório e, guiado pela amada Beatriz, ser admitido no paraíso. E que viagem.
Além da exposição, promovida pela Arte A Produções, com apoio do Instituto Cervantes, a Caixa Cultural ainda abrigará uma série de atividades complementares, como visitas guiadas, oficinas aberta ao público e o lançamento de um catálogo com textos críticos e reproduções das imagens da coleção de Dalí.

Caixa Cultural - Galeria 3 
De terça a domingo, das 10h às 21h. 
Mais informações: http://www.caixacultural.com.br

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter