sábado, 3 de setembro de 2011

#3

Metronomy: na medida certa

Após uma arrecadação coletiva, o quarteto britânico desembarcou no Rio para exibir aos fãs cariocas sua dançante mistura de rock com música eletrônica.

Como de costume, a noite na Lapa começava parecendo estar uns dez graus acima das demais regiões, mesmo com o estranho frio dessa última sexta-feira (02/09). No cenário inicial, tipo na descida do ônibus, já era possível avistar inúmeras “tribos”, umas até próxima dos índios mesmo, e todos em contraste com o rico tumulto que só aquele pedaço do Rio de Janeiro nos proporciona. Enfim, o motivo para estar diante daquilo tudo era o show da banda Metronomy, realizado no conhecido Circo Voador, talvez a casa de show mais tradicional dessa bagunça toda (nossa).


O quarteto chegou ao Rio de Janeiro graças à atitude dos famosos “cariocas empolgados” (queremos.com.br), que por meio de uma “caixinha” coletiva conseguiram arcar com as despesas de um show de tal porte: simples e eficiente. Dessa vez, duzentos e vinte fãs participaram do rateio (aquisição de ingressos antecipados) e puderam contemplar uma ótima apresentação sem pagar nada. O show não teve nenhuma surpresa, porém, a sintonia da banda conseguiu prender e empolgar o público presente, que, por sinal, lotou a casa.

Formado por Joseph Mount (voz, teclado e guitarra), Oscar Cash (vocal, teclado e saxofone), Gbenga Adelekan (vocal e baixo) e a impecável Anna Prior (bateria), o grupo se destaca com uma fórmula musical própria, circulando entre o rock e a música eletrônica. O fato é que as melodias são impecáveis e imprevisíveis, numa levada “synth pop” melancólica, porém, com batidas alegres e viscerais. Ou seja, são músicas sem rótulos e destinadas ao sucesso, caso de “A Thing for Me”, “The Look”(a mais pedida) e “Radio Ladio”, verdadeiros hits da modernidade (dos “muderninhos”).


Desde 2006 na estrada e com dois discos na bagagem – Pip Paine (2006) e Night Out (2008) - o Metronomy se consolidou ao lançar seu álbum mais recente: The English Riviera (2011), que apostou alto e certo em músicas com cara de pista de dança.  As músicas “The Bay”, "Corinne" e “She Wants”, além de vontade de pular na pista, nos mostram claramente toda influência do grupo, que vai de New Order, Blur, Steely Dan até Fleetwood Mac, tudo isso junto e sem soar estranho aos ouvidos (até mesmo daqueles mais exigentes).

Apesar da visível falta de proximidade com o público, os integrantes do Metronomy contornavam uma possível ausência de carisma e simpatia com o que eles tinham de melhor para oferecer: o repertório, que, por sinal, passeou perfeitamente bem pelos três discos e acabou conquistando o público. Isso porque, mesmo para quem não gosta da banda, é impossível deixar de reconhecer que os caras tocam muito (mesmo). A sintonia entre os integrantes era tanta que tudo parecia ser fácil, e até a platéia se arriscava em tocar seus tecladinhos imaginários. Nós também tocamos. O show valeu mesmo, com água e tudo.

Para quem quiser sentir um pouco do clima da noite, segue o vídeo da música “The Look”, tocada pelo Metronomy no show do Circo Voador:

SET LIST:

We Broke Free
Love Underlined
On the Motorway
Back on the Motorway
Holiday
She Wants
Heartbreaker
The Bay
You Could Easily Have Me
The End of You Too
Corinnne
Thing For Me
The Look
On Dancefloors
Mhrr
Some written
Radio Ladio

Local: Circo Voador (R: dos Arcos, S/N – Lapa. 2533-0354)
http://www.circovoador.com.br/

2 comentários:

  1. mt legal!
    mas seria mais legal ainda receber a dica antes do show! nao sei se houve um outro post (nao achei) mas seria mt util!
    de resto, parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Oi obrigada!!!
    A intenção é essa, divulgar antes e depois de acontecer, por isso se tiver uma dica de algo, por favor enviar.
    O nosso primeiro post foi no dia 30 de Agosto, dia em que lançamos o blog, agora para frente tudo irá andar mais rapido!!!

    ResponderExcluir